DANCIN' DAYS

DANCIN' DAYS
Dancin' Days é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas, entre 10 de julho de 1978 e 27 de janeiro de 1979, substituindo O Astro e sendo substituída por Pai Herói, em 173 capítulos. Foi a 21ª "novela das oito" exibida pela emissora. Escrita por Gilberto Braga e dirigida por Daniel Filho, Gonzaga Blota, Dennis Carvalho e Marcos Paulo, com direção geral de Daniel Filho.
DANCIN' DAYS

Enredo

 Após onze anos de prisão, Júlia Matos ganha liberdade condicional e tenta se reaproximar da filha Marisa, tendo como principal obstáculo a irmã Yolanda Pratini, que criou a menina cercada de luxo e mimos. Yolanda, uma socialite que optou por se casar com um homem rico para subir na vida, queria que Marisa e a irmã trilhassem o mesmo caminho. Júlia, corajosa e determinada, tenta, sem muito sucesso, se restabelecer fora do presídio, enquanto faz de tudo para ser aceita pela filha, que a trata com hostilidade e aparente indiferença.
DANCIN' DAYS
Não tendo família a quem possa recorrer para a auxiliar nos primeiros passos numa vida nova que terá que refazer, Júlia procura Jofre, seu grande amigo de juventude. Este apresenta-a à sua noiva, Carminha, que lhe oferece a sua amizade. Indo viver na casa desta, Júlia começa a integrar-se num mundo novo. Mas conseguir emprego não é tarefa fácil, especialmente com um passado de presidiária. Em meio a tudo isso, Júlia acaba se envolvendo amorosamente com Cacá, um diplomata desiludido com a profissão. Ao aproximar-se da filha simulando outra identidade, Júlia luta para que Marisa, à beira de um casamento precoce, tome decisões maduras diante da vida. No dia do casamento da filha, Júlia revela ser sua mãe e tenta impedir o casamento, mas não obtém sucesso.
DANCIN' DAYS
Durante a recepção, completamente embriagada, acaba por agredir Franklin, o pai de Beto, noivo de Marisa, e graças à atitude precipitada de uma convidada – Áurea, a irmã invejosa de Carminha – de chamar a polícia, Júlia acaba novamente presa e condenada a mais seis meses de prisão.
DANCIN' DAYS
Ao entrar no camburão da polícia, Júlia promete vingança. Considerando isso mais uma humilhação por conta da irmã e da filha, Júlia, ao sair da cadeia, aceita se casar com Ubirajara, um homem solitário e rico, apaixonado por ela. Após uma viagem e um providencial banho de loja, retorna exuberante no dia da inauguração da discoteca Dancin´ Days, surpreendendo a todos – principalmente a Yolanda e Marisa -, tornando-se a mais nova pantera da sociedade carioca e marcando assim a virada da personagem.
DANCIN' DAYS
Após um show de sensualidade na pista de dança, Júlia dá inicio ao seu plano de vingança, diminuir as pessoas que a fizeram sofrer: Cacá, que, ao reencontrá-la, não teve coragem de se separar da noiva, Inês; a filha Marisa, já desiludida com o casamento com Beto; e Yolanda, que separou-se do marido Horácio e está totalmente falida. Júlia passa a se tornar a mulher admirada por todos, assumindo a mesma postura fútil que marcava a personalidade da irmã, suplantando-a diante da sociedade. Mostra-se capaz de ser “melhor” que ela.
DANCIN' DAYS

Produção

 O enredo veio de uma ideia de Janete Clair, chamada A Prisioneira. Para escrever Dancin' Days, Gilberto Braga usou do romantismo e sarcasmo, dois elementos característicos de seu universo ficcional, abordando os temas relacionados a discussão dos valores da classe média e das elites urbanas, que inauguraram o estilo do autor. Outra inspiração foi do filme estadunidense Os Embalos de Sábado à Noite, filme de 1977 de John Badham e estrelado por John Travolta que impulsionou o sucesso das discotecas em todo o mundo.
DANCIN' DAYS
Janete Clair prestou uma colaboração informal a Gilberto Braga, Janete leu os capítulos durante a preparação da novela, balançou a cabeça com ar de reprovação e disse: "Aqui no capítulo 16, o mocinho tem de encontrar a mocinha e começar um romance, senão a novela não agarra." Os personagens principais, Júlia e Cacá, papéis de Sônia Braga e Antônio Fagundes, só se encontrariam depois do capítulo 25. Então Gilberto escreveu uma cena que acabou encaixada, para que os dois se conhecessem, se olhassem, se beijassem e se separassem.
DANCIN' DAYS
O título Dancin' Days foi emprestado da boate do produtor musical Nelson Motta, a Frenetic Dancing Days Discotheque, uma casa de shows que foi citada na música Tigresa, de Caetano Veloso, gravada por Gal Costa antes da novela estrear. A discoteca juntamente com a New York City Discotheque, lançou a música disco no Brasil. A casa foi mantida pelo produtor musical durante quatro meses de 1976, no recém-inaugurado Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro. Algumas gravações externas foram realizadas na discoteca Hippopotamus, no Rio de Janeiro. A novela também foi a primeira experiência de Marcos Paulo como diretor, vindo de Nova York, onde fizera um curso de direção de cinema.
DANCIN' DAYS
Daniel Filho convidou Marcos Paulo e passou a integrar a equipe de diretores da novela ao lado de Dennis Carvalho e José Carlos Pieri. Daniel dirigiu a novela até o capítulo 26, passando a ser supervisor e entregando a direção a Gonzaga Blota. Mais tarde, Blota seria substituído por Denis Carvalho e Marcos Paulo, para trabalhar na novela substituta de Dancin' Days, Pai Herói. José Carlos Piéri era assistente de direção
DANCIN' DAYS

Lançamento e repercussão 

 Dancin' Days fez com que se espalhassem discotecas pelo país. Por causa dessa influência, a novela foi citada no documentário Muito Além do Cidadão Kane como um exemplo do poder da Rede Globo sobre o Brasil. Os telespectadores confundiam a realidade da ficção. Joana Fomm recebia quase diariamente insultos e até propostas indecorosas por telefone, por conta das maldades de sua personagem, Yolanda. Em entrevista na época, Gilberto Braga confessou que até sua cozinheira havia batido o telefone na cara da atriz. “Ela possui um arsenal de informações que teoricamente a impediriam de fazer essa confusão.
DANCIN' DAYS
Ela me vê escrever a novela, dá uma olhadinha no final do capítulo às escondidas, conversa comigo”, contou o autor. “No entanto, quando tentei sugerir que a Joana não tinha nada a ver com a Yolanda, ela respondeu: ‘Sei que o senhor é que escreve aquilo tudo, não sou burra. Bati o telefone outro dia por causa da cara de nojenta que ela fez quando a Júlia entrou no camburão da polícia. A cara não foi o senhor que escreveu, era dela mesma.’”
DANCIN' DAYS
Sônia Braga com sua personagem Júlia, influenciou a moda no Brasil, com suas roupas de cetim e meias soquetes de lurex. As meias eram meio fosforescentes, listradas e coloridas, com sandálias de tiras e salto alto, que viraram mania nacional. Para a marcante cena da volta triunfal de Júlia, no capítulo 79, a figurinista Marília Carneiro criou uma calça jogging vermelha de cetim com listas laterais. Completando o visual, a personagem usava as sandálias de salto fino sobre as tais meias de lurex.
DANCIN' DAYS
Dancin’ Days foi tema, em 1978, de uma reportagem da revista americana Newsweek que destacou a influência da novela sobre os hábitos de consumo dos telespectadores. Além de lançar modismos, como meias coloridas de lurex, ícones de uma geração, a novela promoveu produtos como água-de-colônia e sandália de salto fino.
DANCIN' DAYS
Foram vendidas 400 mil bonecas Pepa, brinquedo da personagem Carminha (Pepita Rodrigues). Por causa da novela, os voos de asa-delta, praticados pelo personagem Beto de Lauro Corona, deixaram de ser um hobby apenas da zona sul carioca. O produtor musical Nelson Motta, graças ao sucesso de Dancin' Days, reabriu sua discoteca em 1978 - dessa vez no alto do Morro da Urca. Ela narra em seu livro Noites Tropicais: "Todas as sextas e sábados três mil pessoas lotavam os bondinhos (...) Muita gente que confundia a novela com a discoteca, que imaginava 'estar' na novela, que esperava encontrar a Sônia Braga dançando na pista."
DANCIN' DAYS

Curiosidades

 A novela divulgou a onda disco e impulsionou a proliferação de discotecas por todo o país. A ideia de usar uma boate como pano de fundo da história partiu de Daniel Filho, motivado pelo sucesso do filme Os Embalos de Sábado à Noite (de John Badham, com John Travolta), exibido no Brasil na época. O principal cenário era mesmo a discoteca, onde os personagens se encontravam e discutiam seus dramas, ainda que em meio à penumbra e som ambiente e entre dezenas de figurantes que dançavam enlouquecidos.
DANCIN' DAYS
Dancin’ Days foi tema, em 1978, de uma reportagem da revista americana Newsweek que destacou a influência da novela sobre os hábitos de consumo dos telespectadores. Além de lançar modismos, como meias coloridas de lurex, ícones de uma geração, a novela promoveu produtos como água-de-colônia e sandália de salto fino. Foram vendidas 400 mil bonecas Pepa, brinquedo da personagem Carminha (Pepita Rodrigues). Na trama, sobressaiu o ator Mário Lago, que emocionou o público no papel do sofisticado e nostálgico Alberico, típico morador de Copacabana – cenário recorrente nas histórias de Gilberto Braga.
DANCIN' DAYS
Janete Clair prestou uma colaboração informal a Gilberto Braga. A certa altura da preparação da novela, Janete, lendo os capítulos, balançou a cabeça com ar de reprovação e disse: ‘Aqui no capítulo 16, o mocinho tem de encontrar a mocinha e começar um romance, senão a novela não agarra.’ Sônia Braga e Antônio Fagundes – Júlia e Cacá – só se encontrariam depois do capítulo 25. Então Gilberto escreveu uma cena que acabou encaixada, para que os dois se conhecessem, se olhassem, se beijassem e se separassem.
DANCIN' DAYS
Os futuros atores Eri Johnson e Cláudia Ohana participaram como figurantes na novela, dançando na discoteca. Inês Galvão aparece rapidamente como uma modelo. E Jorge Fernando, então um jovem ator iniciante na Globo, também apareceu fazendo uma figuração, na escola de copeiragem de Alberico (Mário Lago). Primeira novela na Globo de Cláudio Corrêa e Castro, que vinha da Tupi de São Paulo. E de Beatriz Segall, que retornava à televisão depois de anos afastada.

Elenco


DANCIN' DAYS
DANCIN' DAYS
DANCIN' DAYS
DANCIN' DAYS
DANCIN' DAYS
DANCIN' DAYS
DANCIN' DAYS
DANCIN' DAYS
DANCIN' DAYS
DANCIN' DAYS
DANCIN' DAYS
DANCIN' DAYS
DANCIN' DAYS
                                                  BEATRIZ SEGALL – Celina Souza Prado Cardoso   
DANCIN' DAYS
                                              JACQUELINE LAURENCE – Solange Rocha
DANCIN' DAYS
                                                     RENATO PEDROSA – Everaldo
MIRA PALHETA – Bibi Nascimento Leal  NEUZA BORGES – Madá (Maria Madalena de Jesus) CHICA XAVIER – Marlene REJANE SCHUMANN – Luciana LUCIANO SABINO – Lulu (Luciano)
DANCIN' DAYS

Trilha Sonora Nacional

 01. JOÃO E MARIA – Chico Buarque e Nara Leão (tema de Beto e Marisa)
02. AMANTE AMADO – Jorge Ben (tema de Jofre)
03. ANTES QUE ACONTEÇA – Marília Barbosa (tema de Verinha) 04. GURIA – Luiz Wagner (tema de Carminha)
05. DANCIN´ DAYS – Frenéticas (tema de abertura)
06. HORA DE UNIÃO (SAMBA SOUL) – Lady Zu e Toto (tema de Marisa)
07. AMANHÃ – Guilherme Arantes (tema de Júlia)
08. AGORA É MODA – Rita Lee (tema de locação)
 09. KITCHE ZONA SUL – Ronaldo Resedá
10. SOLITUDE – Gal Costa (tema de Yolanda)
 11. COPACABANA – Dick Farney (tema de Alberico)
DANCIN' DAYS

Trilha Sonora Internacional

 01. DANCIN´ DAYS MEDLEY: NIGHT FEVER, STAYIN’ ALIVE, YOU SHOULD BE DANCIN’, NIGHTS ON BROADWAY, JIVE TALKING, LONELY DAYS LONELY NIGHTS, IF I CAN’T HAVE YOU, EVERY NIGHT FEVER , MORE THAN A WOMAN – Harmony Cats (tema de locação: 17 e Dancin´ Days)
 02. THREE TIMES A LADY – Commodores (tema de Carminha e Franklin)
03. SCOTCH MACHINE – Voyage
04. THE WAGES OF SIN – Santa Esmeralda
05. YOU LIGHT UP MY LIFE – Debby Boone (tema de Hélio e Verinha)
06. THE GRAND TOUR – Grand Tour
07. I LOVED YOU – Freddy Cole (tema de Júlia e Cacá)
08. MACHO MAN – Village People
 09. FOLLOW YOU FOLLOW ME – Genesis (tema de Inês)
10. BROADWAY GYPSY LADY – Linda Clifford *
11. BLUE STREET – Blood, Sweat and Tears (tema de Yolanda)
12. RIO DE JANEIRO – Gary Criss
13. RIVERS OF BABYLON – Boney M.
 14. AUTOMATIC LOVER – Dee D. Jackson
 FONTES:http://teledramaturgia.com.br/dancin-days/
http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/dancin-days/curiosidades.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dancin%27_Days#Elenco
https://revistaamiga-novelas.blogspot.com/2011/08/dancin-days-posters.html?m=1

                     Abertura de Novela: "DANCIN DAYS" - 1978 - TV Globo - 20h - 174 Cap.

                                                                  Dancin' Days - Capítulo 17

                                                               Dancin' Days Capítulo 149


Comentários