Dancin' Days é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas, entre 10 de julho de 1978 e 27 de janeiro de 1979, substituindo O Astro e sendo substituída por Pai Herói, em 173 capítulos. Foi a 21ª "novela das oito" exibida pela emissora. Escrita por Gilberto Braga e dirigida por Daniel Filho, Gonzaga Blota, Dennis Carvalho e Marcos Paulo, com direção geral de Daniel Filho.
Não tendo família a quem possa recorrer para a auxiliar nos primeiros passos numa vida nova que terá que refazer, Júlia procura Jofre, seu grande amigo de juventude. Este apresenta-a à sua noiva, Carminha, que lhe oferece a sua amizade. Indo viver na casa desta, Júlia começa a integrar-se num mundo novo. Mas conseguir emprego não é tarefa fácil, especialmente com um passado de presidiária. Em meio a tudo isso, Júlia acaba se envolvendo amorosamente com Cacá, um diplomata desiludido com a profissão. Ao aproximar-se da filha simulando outra identidade, Júlia luta para que Marisa, à beira de um casamento precoce, tome decisões maduras diante da vida. No dia do casamento da filha, Júlia revela ser sua mãe e tenta impedir o casamento, mas não obtém sucesso.
Durante a recepção, completamente embriagada, acaba por agredir Franklin, o pai de Beto, noivo de Marisa, e graças à atitude precipitada de uma convidada – Áurea, a irmã invejosa de Carminha – de chamar a polícia, Júlia acaba novamente presa e condenada a mais seis meses de prisão.
Ao entrar no camburão da polícia, Júlia promete vingança. Considerando isso mais uma humilhação por conta da irmã e da filha, Júlia, ao sair da cadeia, aceita se casar com Ubirajara, um homem solitário e rico, apaixonado por ela. Após uma viagem e um providencial banho de loja, retorna exuberante no dia da inauguração da discoteca Dancin´ Days, surpreendendo a todos – principalmente a Yolanda e Marisa -, tornando-se a mais nova pantera da sociedade carioca e marcando assim a virada da personagem.
Após um show de sensualidade na pista de dança, Júlia dá inicio ao seu plano de vingança, diminuir as pessoas que a fizeram sofrer: Cacá, que, ao reencontrá-la, não teve coragem de se separar da noiva, Inês; a filha Marisa, já desiludida com o casamento com Beto; e Yolanda, que separou-se do marido Horácio e está totalmente falida. Júlia passa a se tornar a mulher admirada por todos, assumindo a mesma postura fútil que marcava a personalidade da irmã, suplantando-a diante da sociedade. Mostra-se capaz de ser “melhor” que ela.
Janete Clair prestou uma colaboração informal a Gilberto Braga, Janete leu os capítulos durante a preparação da novela, balançou a cabeça com ar de reprovação e disse: "Aqui no capítulo 16, o mocinho tem de encontrar a mocinha e começar um romance, senão a novela não agarra." Os personagens principais, Júlia e Cacá, papéis de Sônia Braga e Antônio Fagundes, só se encontrariam depois do capítulo 25. Então Gilberto escreveu uma cena que acabou encaixada, para que os dois se conhecessem, se olhassem, se beijassem e se separassem.
O título Dancin' Days foi emprestado da boate do produtor musical Nelson Motta, a Frenetic Dancing Days Discotheque, uma casa de shows que foi citada na música Tigresa, de Caetano Veloso, gravada por Gal Costa antes da novela estrear. A discoteca juntamente com a New York City Discotheque, lançou a música disco no Brasil. A casa foi mantida pelo produtor musical durante quatro meses de 1976, no recém-inaugurado Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro. Algumas gravações externas foram realizadas na discoteca Hippopotamus, no Rio de Janeiro. A novela também foi a primeira experiência de Marcos Paulo como diretor, vindo de Nova York, onde fizera um curso de direção de cinema.
Daniel Filho convidou Marcos Paulo e passou a integrar a equipe de diretores da novela ao lado de Dennis Carvalho e José Carlos Pieri. Daniel dirigiu a novela até o capítulo 26, passando a ser supervisor e entregando a direção a Gonzaga Blota. Mais tarde, Blota seria substituído por Denis Carvalho e Marcos Paulo, para trabalhar na novela substituta de Dancin' Days, Pai Herói. José Carlos Piéri era assistente de direção
Ela me vê escrever a novela, dá uma olhadinha no final do capítulo às escondidas, conversa comigo”, contou o autor. “No entanto, quando tentei sugerir que a Joana não tinha nada a ver com a Yolanda, ela respondeu: ‘Sei que o senhor é que escreve aquilo tudo, não sou burra. Bati o telefone outro dia por causa da cara de nojenta que ela fez quando a Júlia entrou no camburão da polícia. A cara não foi o senhor que escreveu, era dela mesma.’”
Sônia Braga com sua personagem Júlia, influenciou a moda no Brasil, com suas roupas de cetim e meias soquetes de lurex. As meias eram meio fosforescentes, listradas e coloridas, com sandálias de tiras e salto alto, que viraram mania nacional. Para a marcante cena da volta triunfal de Júlia, no capítulo 79, a figurinista Marília Carneiro criou uma calça jogging vermelha de cetim com listas laterais. Completando o visual, a personagem usava as sandálias de salto fino sobre as tais meias de lurex.
Dancin’ Days foi tema, em 1978, de uma reportagem da revista americana Newsweek que destacou a influência da novela sobre os hábitos de consumo dos telespectadores. Além de lançar modismos, como meias coloridas de lurex, ícones de uma geração, a novela promoveu produtos como água-de-colônia e sandália de salto fino.
Foram vendidas 400 mil bonecas Pepa, brinquedo da personagem Carminha (Pepita Rodrigues). Por causa da novela, os voos de asa-delta, praticados pelo personagem Beto de Lauro Corona, deixaram de ser um hobby apenas da zona sul carioca. O produtor musical Nelson Motta, graças ao sucesso de Dancin' Days, reabriu sua discoteca em 1978 - dessa vez no alto do Morro da Urca. Ela narra em seu livro Noites Tropicais: "Todas as sextas e sábados três mil pessoas lotavam os bondinhos (...) Muita gente que confundia a novela com a discoteca, que imaginava 'estar' na novela, que esperava encontrar a Sônia Braga dançando na pista."
Dancin’ Days foi tema, em 1978, de uma reportagem da revista americana Newsweek que destacou a influência da novela sobre os hábitos de consumo dos telespectadores. Além de lançar modismos, como meias coloridas de lurex, ícones de uma geração, a novela promoveu produtos como água-de-colônia e sandália de salto fino. Foram vendidas 400 mil bonecas Pepa, brinquedo da personagem Carminha (Pepita Rodrigues). Na trama, sobressaiu o ator Mário Lago, que emocionou o público no papel do sofisticado e nostálgico Alberico, típico morador de Copacabana – cenário recorrente nas histórias de Gilberto Braga.
Janete Clair prestou uma colaboração informal a Gilberto Braga. A certa altura da preparação da novela, Janete, lendo os capítulos, balançou a cabeça com ar de reprovação e disse: ‘Aqui no capítulo 16, o mocinho tem de encontrar a mocinha e começar um romance, senão a novela não agarra.’ Sônia Braga e Antônio Fagundes – Júlia e Cacá – só se encontrariam depois do capítulo 25. Então Gilberto escreveu uma cena que acabou encaixada, para que os dois se conhecessem, se olhassem, se beijassem e se separassem.
Os futuros atores Eri Johnson e Cláudia Ohana participaram como figurantes na novela, dançando na discoteca. Inês Galvão aparece rapidamente como uma modelo. E Jorge Fernando, então um jovem ator iniciante na Globo, também apareceu fazendo uma figuração, na escola de copeiragem de Alberico (Mário Lago). Primeira novela na Globo de Cláudio Corrêa e Castro, que vinha da Tupi de São Paulo. E de Beatriz Segall, que retornava à televisão depois de anos afastada.
BEATRIZ SEGALL – Celina Souza Prado Cardoso
JACQUELINE LAURENCE – Solange Rocha
RENATO PEDROSA – Everaldo
MIRA PALHETA – Bibi Nascimento Leal NEUZA BORGES – Madá (Maria Madalena de Jesus) CHICA XAVIER – Marlene REJANE SCHUMANN – Luciana LUCIANO SABINO – Lulu (Luciano)
02. AMANTE AMADO – Jorge Ben (tema de Jofre)
03. ANTES QUE ACONTEÇA – Marília Barbosa (tema de Verinha) 04. GURIA – Luiz Wagner (tema de Carminha)
05. DANCIN´ DAYS – Frenéticas (tema de abertura)
06. HORA DE UNIÃO (SAMBA SOUL) – Lady Zu e Toto (tema de Marisa)
07. AMANHÃ – Guilherme Arantes (tema de Júlia)
08. AGORA É MODA – Rita Lee (tema de locação)
09. KITCHE ZONA SUL – Ronaldo Resedá
10. SOLITUDE – Gal Costa (tema de Yolanda)
11. COPACABANA – Dick Farney (tema de Alberico)
02. THREE TIMES A LADY – Commodores (tema de Carminha e Franklin)
03. SCOTCH MACHINE – Voyage
04. THE WAGES OF SIN – Santa Esmeralda
05. YOU LIGHT UP MY LIFE – Debby Boone (tema de Hélio e Verinha)
06. THE GRAND TOUR – Grand Tour
07. I LOVED YOU – Freddy Cole (tema de Júlia e Cacá)
08. MACHO MAN – Village People
09. FOLLOW YOU FOLLOW ME – Genesis (tema de Inês)
10. BROADWAY GYPSY LADY – Linda Clifford *
11. BLUE STREET – Blood, Sweat and Tears (tema de Yolanda)
12. RIO DE JANEIRO – Gary Criss
13. RIVERS OF BABYLON – Boney M.
14. AUTOMATIC LOVER – Dee D. Jackson
FONTES:http://teledramaturgia.com.br/dancin-days/
http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/dancin-days/curiosidades.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dancin%27_Days#Elenco
https://revistaamiga-novelas.blogspot.com/2011/08/dancin-days-posters.html?m=1
Abertura de Novela: "DANCIN DAYS" - 1978 - TV Globo - 20h - 174 Cap.
Dancin' Days - Capítulo 17
Dancin' Days Capítulo 149
Enredo
Após onze anos de prisão, Júlia Matos ganha liberdade condicional e tenta se reaproximar da filha Marisa, tendo como principal obstáculo a irmã Yolanda Pratini, que criou a menina cercada de luxo e mimos. Yolanda, uma socialite que optou por se casar com um homem rico para subir na vida, queria que Marisa e a irmã trilhassem o mesmo caminho. Júlia, corajosa e determinada, tenta, sem muito sucesso, se restabelecer fora do presídio, enquanto faz de tudo para ser aceita pela filha, que a trata com hostilidade e aparente indiferença.Não tendo família a quem possa recorrer para a auxiliar nos primeiros passos numa vida nova que terá que refazer, Júlia procura Jofre, seu grande amigo de juventude. Este apresenta-a à sua noiva, Carminha, que lhe oferece a sua amizade. Indo viver na casa desta, Júlia começa a integrar-se num mundo novo. Mas conseguir emprego não é tarefa fácil, especialmente com um passado de presidiária. Em meio a tudo isso, Júlia acaba se envolvendo amorosamente com Cacá, um diplomata desiludido com a profissão. Ao aproximar-se da filha simulando outra identidade, Júlia luta para que Marisa, à beira de um casamento precoce, tome decisões maduras diante da vida. No dia do casamento da filha, Júlia revela ser sua mãe e tenta impedir o casamento, mas não obtém sucesso.
Durante a recepção, completamente embriagada, acaba por agredir Franklin, o pai de Beto, noivo de Marisa, e graças à atitude precipitada de uma convidada – Áurea, a irmã invejosa de Carminha – de chamar a polícia, Júlia acaba novamente presa e condenada a mais seis meses de prisão.
Ao entrar no camburão da polícia, Júlia promete vingança. Considerando isso mais uma humilhação por conta da irmã e da filha, Júlia, ao sair da cadeia, aceita se casar com Ubirajara, um homem solitário e rico, apaixonado por ela. Após uma viagem e um providencial banho de loja, retorna exuberante no dia da inauguração da discoteca Dancin´ Days, surpreendendo a todos – principalmente a Yolanda e Marisa -, tornando-se a mais nova pantera da sociedade carioca e marcando assim a virada da personagem.
Após um show de sensualidade na pista de dança, Júlia dá inicio ao seu plano de vingança, diminuir as pessoas que a fizeram sofrer: Cacá, que, ao reencontrá-la, não teve coragem de se separar da noiva, Inês; a filha Marisa, já desiludida com o casamento com Beto; e Yolanda, que separou-se do marido Horácio e está totalmente falida. Júlia passa a se tornar a mulher admirada por todos, assumindo a mesma postura fútil que marcava a personalidade da irmã, suplantando-a diante da sociedade. Mostra-se capaz de ser “melhor” que ela.
Produção
O enredo veio de uma ideia de Janete Clair, chamada A Prisioneira. Para escrever Dancin' Days, Gilberto Braga usou do romantismo e sarcasmo, dois elementos característicos de seu universo ficcional, abordando os temas relacionados a discussão dos valores da classe média e das elites urbanas, que inauguraram o estilo do autor. Outra inspiração foi do filme estadunidense Os Embalos de Sábado à Noite, filme de 1977 de John Badham e estrelado por John Travolta que impulsionou o sucesso das discotecas em todo o mundo.Janete Clair prestou uma colaboração informal a Gilberto Braga, Janete leu os capítulos durante a preparação da novela, balançou a cabeça com ar de reprovação e disse: "Aqui no capítulo 16, o mocinho tem de encontrar a mocinha e começar um romance, senão a novela não agarra." Os personagens principais, Júlia e Cacá, papéis de Sônia Braga e Antônio Fagundes, só se encontrariam depois do capítulo 25. Então Gilberto escreveu uma cena que acabou encaixada, para que os dois se conhecessem, se olhassem, se beijassem e se separassem.
O título Dancin' Days foi emprestado da boate do produtor musical Nelson Motta, a Frenetic Dancing Days Discotheque, uma casa de shows que foi citada na música Tigresa, de Caetano Veloso, gravada por Gal Costa antes da novela estrear. A discoteca juntamente com a New York City Discotheque, lançou a música disco no Brasil. A casa foi mantida pelo produtor musical durante quatro meses de 1976, no recém-inaugurado Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro. Algumas gravações externas foram realizadas na discoteca Hippopotamus, no Rio de Janeiro. A novela também foi a primeira experiência de Marcos Paulo como diretor, vindo de Nova York, onde fizera um curso de direção de cinema.
Daniel Filho convidou Marcos Paulo e passou a integrar a equipe de diretores da novela ao lado de Dennis Carvalho e José Carlos Pieri. Daniel dirigiu a novela até o capítulo 26, passando a ser supervisor e entregando a direção a Gonzaga Blota. Mais tarde, Blota seria substituído por Denis Carvalho e Marcos Paulo, para trabalhar na novela substituta de Dancin' Days, Pai Herói. José Carlos Piéri era assistente de direção
Lançamento e repercussão
Dancin' Days fez com que se espalhassem discotecas pelo país. Por causa dessa influência, a novela foi citada no documentário Muito Além do Cidadão Kane como um exemplo do poder da Rede Globo sobre o Brasil. Os telespectadores confundiam a realidade da ficção. Joana Fomm recebia quase diariamente insultos e até propostas indecorosas por telefone, por conta das maldades de sua personagem, Yolanda. Em entrevista na época, Gilberto Braga confessou que até sua cozinheira havia batido o telefone na cara da atriz. “Ela possui um arsenal de informações que teoricamente a impediriam de fazer essa confusão.Ela me vê escrever a novela, dá uma olhadinha no final do capítulo às escondidas, conversa comigo”, contou o autor. “No entanto, quando tentei sugerir que a Joana não tinha nada a ver com a Yolanda, ela respondeu: ‘Sei que o senhor é que escreve aquilo tudo, não sou burra. Bati o telefone outro dia por causa da cara de nojenta que ela fez quando a Júlia entrou no camburão da polícia. A cara não foi o senhor que escreveu, era dela mesma.’”
Sônia Braga com sua personagem Júlia, influenciou a moda no Brasil, com suas roupas de cetim e meias soquetes de lurex. As meias eram meio fosforescentes, listradas e coloridas, com sandálias de tiras e salto alto, que viraram mania nacional. Para a marcante cena da volta triunfal de Júlia, no capítulo 79, a figurinista Marília Carneiro criou uma calça jogging vermelha de cetim com listas laterais. Completando o visual, a personagem usava as sandálias de salto fino sobre as tais meias de lurex.
Dancin’ Days foi tema, em 1978, de uma reportagem da revista americana Newsweek que destacou a influência da novela sobre os hábitos de consumo dos telespectadores. Além de lançar modismos, como meias coloridas de lurex, ícones de uma geração, a novela promoveu produtos como água-de-colônia e sandália de salto fino.
Foram vendidas 400 mil bonecas Pepa, brinquedo da personagem Carminha (Pepita Rodrigues). Por causa da novela, os voos de asa-delta, praticados pelo personagem Beto de Lauro Corona, deixaram de ser um hobby apenas da zona sul carioca. O produtor musical Nelson Motta, graças ao sucesso de Dancin' Days, reabriu sua discoteca em 1978 - dessa vez no alto do Morro da Urca. Ela narra em seu livro Noites Tropicais: "Todas as sextas e sábados três mil pessoas lotavam os bondinhos (...) Muita gente que confundia a novela com a discoteca, que imaginava 'estar' na novela, que esperava encontrar a Sônia Braga dançando na pista."
Curiosidades
A novela divulgou a onda disco e impulsionou a proliferação de discotecas por todo o país. A ideia de usar uma boate como pano de fundo da história partiu de Daniel Filho, motivado pelo sucesso do filme Os Embalos de Sábado à Noite (de John Badham, com John Travolta), exibido no Brasil na época. O principal cenário era mesmo a discoteca, onde os personagens se encontravam e discutiam seus dramas, ainda que em meio à penumbra e som ambiente e entre dezenas de figurantes que dançavam enlouquecidos.Dancin’ Days foi tema, em 1978, de uma reportagem da revista americana Newsweek que destacou a influência da novela sobre os hábitos de consumo dos telespectadores. Além de lançar modismos, como meias coloridas de lurex, ícones de uma geração, a novela promoveu produtos como água-de-colônia e sandália de salto fino. Foram vendidas 400 mil bonecas Pepa, brinquedo da personagem Carminha (Pepita Rodrigues). Na trama, sobressaiu o ator Mário Lago, que emocionou o público no papel do sofisticado e nostálgico Alberico, típico morador de Copacabana – cenário recorrente nas histórias de Gilberto Braga.
Janete Clair prestou uma colaboração informal a Gilberto Braga. A certa altura da preparação da novela, Janete, lendo os capítulos, balançou a cabeça com ar de reprovação e disse: ‘Aqui no capítulo 16, o mocinho tem de encontrar a mocinha e começar um romance, senão a novela não agarra.’ Sônia Braga e Antônio Fagundes – Júlia e Cacá – só se encontrariam depois do capítulo 25. Então Gilberto escreveu uma cena que acabou encaixada, para que os dois se conhecessem, se olhassem, se beijassem e se separassem.
Os futuros atores Eri Johnson e Cláudia Ohana participaram como figurantes na novela, dançando na discoteca. Inês Galvão aparece rapidamente como uma modelo. E Jorge Fernando, então um jovem ator iniciante na Globo, também apareceu fazendo uma figuração, na escola de copeiragem de Alberico (Mário Lago). Primeira novela na Globo de Cláudio Corrêa e Castro, que vinha da Tupi de São Paulo. E de Beatriz Segall, que retornava à televisão depois de anos afastada.
Elenco
BEATRIZ SEGALL – Celina Souza Prado Cardoso
JACQUELINE LAURENCE – Solange Rocha
RENATO PEDROSA – Everaldo
MIRA PALHETA – Bibi Nascimento Leal NEUZA BORGES – Madá (Maria Madalena de Jesus) CHICA XAVIER – Marlene REJANE SCHUMANN – Luciana LUCIANO SABINO – Lulu (Luciano)
Trilha Sonora Nacional
01. JOÃO E MARIA – Chico Buarque e Nara Leão (tema de Beto e Marisa)02. AMANTE AMADO – Jorge Ben (tema de Jofre)
03. ANTES QUE ACONTEÇA – Marília Barbosa (tema de Verinha) 04. GURIA – Luiz Wagner (tema de Carminha)
05. DANCIN´ DAYS – Frenéticas (tema de abertura)
06. HORA DE UNIÃO (SAMBA SOUL) – Lady Zu e Toto (tema de Marisa)
07. AMANHÃ – Guilherme Arantes (tema de Júlia)
08. AGORA É MODA – Rita Lee (tema de locação)
09. KITCHE ZONA SUL – Ronaldo Resedá
10. SOLITUDE – Gal Costa (tema de Yolanda)
11. COPACABANA – Dick Farney (tema de Alberico)
Trilha Sonora Internacional
01. DANCIN´ DAYS MEDLEY: NIGHT FEVER, STAYIN’ ALIVE, YOU SHOULD BE DANCIN’, NIGHTS ON BROADWAY, JIVE TALKING, LONELY DAYS LONELY NIGHTS, IF I CAN’T HAVE YOU, EVERY NIGHT FEVER , MORE THAN A WOMAN – Harmony Cats (tema de locação: 17 e Dancin´ Days)02. THREE TIMES A LADY – Commodores (tema de Carminha e Franklin)
03. SCOTCH MACHINE – Voyage
04. THE WAGES OF SIN – Santa Esmeralda
05. YOU LIGHT UP MY LIFE – Debby Boone (tema de Hélio e Verinha)
06. THE GRAND TOUR – Grand Tour
07. I LOVED YOU – Freddy Cole (tema de Júlia e Cacá)
08. MACHO MAN – Village People
09. FOLLOW YOU FOLLOW ME – Genesis (tema de Inês)
10. BROADWAY GYPSY LADY – Linda Clifford *
11. BLUE STREET – Blood, Sweat and Tears (tema de Yolanda)
12. RIO DE JANEIRO – Gary Criss
13. RIVERS OF BABYLON – Boney M.
14. AUTOMATIC LOVER – Dee D. Jackson
FONTES:http://teledramaturgia.com.br/dancin-days/
http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/dancin-days/curiosidades.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dancin%27_Days#Elenco
https://revistaamiga-novelas.blogspot.com/2011/08/dancin-days-posters.html?m=1
Comentários
Postar um comentário