A SUCESSORA

A SUCESSORA
Susana Vieira (Marina Steen) e Rubens de Falco (Roberto Steen)
A Sucessora foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 18 horas, entre 9 de outubro de 1978 e 2 de março de 1979, em 125 capítulos, substituindo Gina e sendo substituída por Memórias de Amor. Foi a 16ª "novela das seis" exibida pela emissora. Escrita por Manoel Carlos, adaptando para televisão o romance homônimo de Carolina Nabuco, com direção de Herval Rossano, Gracindo Júnior e Sérgio Mattar. Contou com Susana Vieira, Rubens de Falco, Paulo Figueiredo, Lisa Vieira e Nathalia Timberg nos papéis principais da história.
A SUCESSORA
Kadu Moliterno (Vasco)  e Arlete Salles (Germana)
Produção
 A Sucessora foi um grande sucesso de audiência da TV Globo. A novela foi uma das maiores produções de época para o horário das 18h. Na época da exibição da novela, muitos acreditaram, erradamente, que sua trama se baseava em Rebecca, livro da inglesa Daphne Du Maurier lançado quatro anos depois do romance A Sucessora (1934). As semelhanças entre as duas histórias foram destacadas em artigo publicado no The New York Book Review e, no Brasil, pelo crítico literário do Correio da Manhã, Álvaro Lins. A obra de Du Maurier se tornou um grande sucesso depois que inspirou o filme homônimo de Alfred Hitchcock, em 1940. Em 1967, Glória Magadan se baseou na história de Rebecca para escrever a novela A Sombra de Rebecca, protagonizada por Yoná Magalhães e Carlos Alberto.
A SUCESSORA
Enredo 
Trama principal No Rio de Janeiro dos anos 20, a inocente Marina Steen (Susana Vieira) se casa com o rico viúvo Roberto Steen (Rubens de Falco), proprietário de uma elegante mansão na rua Paissandu, na zona sul do Rio de Janeiro. Além das dificuldades para se adaptar ao luxo, ela convive com a adoração do marido por Alice, sua primeira mulher. A governanta, Juliana (Nathalia Timberg), apaixonada pelo patrão, não deixa que a falecida seja esquecida e cria um clima sombrio na casa. Idealizada por todos com quem convivera, Alice chega a ser cultuada em um quadro na sala da mansão. Marina também sofre com as intrigas criadas por Juliana. O primo de Marina, Miguel (Paulo Figueiredo), é completamente apaixonado por ela, se transformando em mais um estorvo em seu casamento. Ele se une a Adélia (Lisa Vieira) na tentativa de separá-la de Roberto. Trama paralela: Germana Germana (Arlete Salles), irmã de Roberto, contraria os padrões de comportamento da época por sustentar o marido, Vasco (Kadu Moliterno), mais jovem que ela.
A SUCESSORA
Elenco
 Susana Vieira Marina Steen Rubens de Falco Roberto Steen Nathalia Timberg Juliana Arlete Salles Germana Liza Vieira Adélia Mário Cardoso Pedro Montes Célia Biar Filomena Beatriz Veiga Emília Heloísa Helena Madame Sanches Ary Coslov Munhoz Patrícia Bueno Laurita Sônia de Paula Isabel Kadu Moliterno Vasco Carmen Monegal Vanice Ankito Edmundo Macedo Jorge Cherques Lopes Munira Haddad Ondina Paulo Pinheiro Antônio Sidney Marques Tião Cahuê Filho Padre Manfredo Rosana Penha Lúcia de Góes D'artangnan Mello José Jotta Borroso Benedito Reginaldo Daniel Edu Patrícia Parker Branca Luís Vasconcelos Pedro Tetê Pritzl Luísa Miriam Pires Guilhermina Francisco Dantas Dr. Moretti Marcos Toledo Arthur Neves Pietro Mário Padre Eládio Apolo Correia Carlos Alessandra Vieira Alice Stein Telma Lima Leonor Joana Rocha Ana Alcebíades Bandeira Júlio Celi Peterson Aparecida Lony Nunes Olívia Gracindo Júnior Epaminondas Paulo Figueiredo Miguel
A SUCESSORA
Curiosidades
Na época da exibição da novela, muitos acreditaram, erradamente, que sua trama se baseava em Rebecca, livro da inglesa Daphne Du Maurier lançado quatro anos depois do romance A Sucessora (1934). As semelhanças entre as duas histórias foram destacadas em artigo publicado no The New York Book Review e, no Brasil, pelo crítico literário do Correio da Manhã, Álvaro Lins. A obra de Du Maurier se tornou um grande sucesso depois que inspirou o filme homônimo de Alfred Hitchock, em 1940. Em 1967, Glória Magadan se baseou na história de Rebecca para escrever a novela A Sombra de Rebeca, protagonizada por Yoná Magalhães e Carlos Alberto.
A SUCESSORA
A Sucessora foi um grande sucesso de audiência da TV Globo. A novela foi uma das maiores produções de época para o horário das 18h. A Sucessora foi vendida para cerca de 50 países, entre eles Angola, Holanda, Itália, Suíça, onde foi exibida mais de duas vezes, e União Soviética. A novela foi reapresentada a partir de novembro de 1980, às 13h45, em Vale a Pena Ver de Novo.
FONTES:https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Sucessora
http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/a-sucessora/curiosidades.htm

                                                                       A Sucessora - Abertura

                                                               A Sucessora (1978)

                                                                A Sucessora Último Cap

Comentários