EM ALGUM LUGAR DO PASSADO

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO
Somewhere in Time é um filme de drama de ficção científica romantica americano de 1980 dirigido por Jeannot Szwarc . É uma adaptação cinematográfica da novela de 1975, Tim Time Time, de Richard Matheson , que também escreveu o roteiro. O filme conta com Christopher Reeve , Jane Seymour e Christopher Plummer .
EM ALGUM LUGAR DO PASSADO

Enredo 

 A narrativa inicia em 1972 acompanhando a estreia de uma peça do jovem dramaturgo Richard Collier (Christopher Reeve) na pequena Millfield. Ele é abordado por uma mulher idosa e misteriosa que aperta em suas mãos um antigo relógio de bolsa e implora: “volte para mim!”. Richard passa então a ficar obcecado em descobrir a identidade daquela mulher, até descobrir que era uma famosa atriz do início do século XX chamada Elise McKenna (Jane Seymour).
EM ALGUM LUGAR DO PASSADO
Hospedado no clássico Grand Hotel, Richard descobre uma antiga foto da atriz exposta no salão histórico e que ali esteve apresentando uma peça teatral em 1912, o que faz aumentar ainda mais a paixão e obsessão. Mas a maior surpresa foi descobrir que aquele relógio que possuía na verdade era dela.
EM ALGUM LUGAR DO PASSADO
Intrigado, Richard começa a empreender uma pesquisa sobre as reais possibilidades de se fazer uma viagem no tempo, até conhecer um professor de Filosofia que lhe passa um método simples, baseado em auto-hipnose: tudo que Richard precisa fazer é se isolar em um quarto e remover todos os objetos modernos que lembrem o presente. Vestido com trajes de época e deitado em uma cama, Richard é transportado para aquele momento da apresentação da jovem e radiante Elise, 60 anos atrás no tempo.

Curiosidades 

 O filme foi filmado no Grand Hotel e no edifício Mission Point Fine Arts do antigo Mackinac College (agora Mission Point Resort ), ambos localizados na Mackinac Island, Michigan . Cenas adicionais foram filmadas em Chicago, Illinois.
 O diretor Jeannot Szwarc teve um pequeno problema em dirigir as cenas entre Plummer e Reeve, pois sempre que ele dizia "Chris", os dois homens respondiam com "sim". Szwarc resolveu isso dirigindo-se a Plummer como "Mr. Plummer" e dirigindo-se a Reeve como " Bigfoot ".
 A cena final entre Christopher Reeve e Jane Seymour antes do personagem de Reeve ser jogado de volta em seu próprio tempo foi difícil para Reeve filmar como ele havia acabado de saber que sua namorada e companheira, Gae Exton, estava grávida de seu primeiro filho, Matthew. Durante grande parte daquele dia, sua atenção estava compreensivelmente em outro lugar. Reeve diz sobre o material bônus do DVD de 2000: "No dia em que filmamos a cena do piquenique no chão, descobri, e o mundo descobriu que eu estava prestes a ser pai pela primeira vez".
 No filme, o personagem de Reeve consulta com um Dr. Finney (interpretado por George Voskovec ), um teórico de viagem no tempo. Este é um aceno deliberado ao autor Jack Finney , cujo romance Time and Again , publicado cinco anos antes do romance de Richard Matheson de 1975 , Bid Time Return , no qual este filme é baseado, apresenta uma teoria quase idêntica sobre a mecânica das viagens no tempo.


O personagem de Elise McKenna foi vagamente baseado na vida da atriz de teatro Maude Adams , que nasceu Maude Ewing Adams Kiskadden em Salt Lake City , Utah, em 11 de novembro de 1872. Ela morreu em Tannersville, Nova York, em 17 de julho de 1953. Charles Frohman (a base para o personagem de William Fawcett Robinson) foi muito protetor com ela. Ele morreu no RMS Lusitania em 7 de maio de 1915, quando foi torpedeado por um submarino alemão durante a Primeira Guerra Mundial .

Cult 

 Massacrado pela crítica e amado pelo público, o filme Em algum Lugar no Passado é um desses fenômenos cult: produções que na época foram mal vistas pela crítica especializada, depois de uma década tornam-se novos clássicos. Exemplos parecidos não faltam: Ghost, Curtindo A Vida Adoidado, A Vingança dos Nerds etc

Elenco

Christopher Reeve .... Richard Collier

                                                       Jane Seymour .... Elise McKenna
Christopher Plummer .... William Fawcett Robinson
                                             Teresa Wright .... Laura Roberts
Bill Erwin .... Arthur Biehl
                                   George Voskovec .... Dr. Gerald Finney



 FONTES:https://en.wikipedia.org/wiki/Somewhere_in_Time_(film)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Somewhere_in_Time_(filme)
http://cinegnose.blogspot.com/2015/08/amor-e-paradoxos-quanticos-no-filme-em.html

              Somewhere in Time Official Trailer #1 - Christopher Reeve Movie (1980) HD

Comentários