JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA

JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Sekai Ninja Sen Jiraiya (世界忍者戦ジライヤ, Sekai Ninja Sen Jiraiya?, traduzido como Guerra Mundial dos Ninjas Jiraiya e lançado no Brasil sob o título de Jiraiya: O Incrível Ninja) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente ao gênero Metal Hero. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 24 de janeiro de 1988 a 22 de janeiro de 1989 pela TV Asahi, totalizando 50 episódios. A série diferenciou-se de suas antecessoras por quebrar o padrão das séries anteriores na qual está inserida, introduzindo um herói sem superpoderes e utilizar como temática a tradição japonesa dos ninjas, até então nunca explorada nos Metal Heroes.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA

Enredo

  Conta a história de um jovem Touha Yamaji (山地闘破, Yamaji Tōha), que foi adotado por Tetsuzan Yamaji (山地哲山, Yamaji Tetsuzan) sucessor do clã ninja Togakure (戸隠流, Togakure-ryū), possuí um dojo onde ensina e treina seus três filhos em ninjutsu, seus outros dois filhos são Kei e Manabu. Ele guarda a missão passada a cada geração de seu clã, de proteger o segredo do paradeiro de Pako.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Pako é uma especie de cápsula espacial de uma civilização alienígena muito mais avançada do que a Terra com a missão de retornar ao seu planeta de origem só que a cápsula foi soterrada em um grande terremoto no em tanto foi desenterrada e escondida onde foi esculpida uma placa de barro com uma inscrição que revelaria o paradeiro de Pako e que foi confiada para a sua proteção ao clã ninja Togakure a milhares de anos atrás, mas devido a traição do ambicioso e maligno Oninin Dokusai (鬼忍 毒斎, Oninin Dokusai) essa placa foi dividida ficando uma metade com o clã Tokagure que atualmente Tetsuzan Yamaji tem a sua posse e a outra foi levada pelo Oninin Dokusai que formou a sua própria facção ninja a Família de Feiticeiros (妖魔一族, Yōma Ichizoku). Desde então Pako se tornou muito cobiçado e por isso ficou conhecido pelos ninjas do mundo inteiro, tanto os malignos como os pacíficos chamados na série como, o Império dos Ninjas (世界忍者, Sekaininja), como o Tesouro do Século.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Por isso a família Yamaji (妖魔一族, Yōma Ichizoku) se tornou alvo da Família de Feiticeiros e do Império dos Ninja e recebe ataques contantes geralmente na tentativa de lhes roubarem a sua metade da inscrição, Tetsuzan considerando estar com a idade avançada passou a missão de proteger Pako a Touha e por isso lhe entrega uma misteriosa armadura ninja juntamente uma espada especial que quando o jovem Touha as utiliza se transforma em Jiraya (ジライヤ).
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
A partir daí o herói luta juntamente com sua família contra as investidas contra a sua família (incluindo invasões em sua casa ou no dojo) ou qualquer outro plano maléfico traçados pela Família de Feiticeiros ou por algum ninja de qualquer parte do mundo que esteja ou não trabalhando em conjunto com a Família dos Feiticeiros sua principal arma é a famosa Espada Olímpica (磁光真空剣, Jikkō Shinkūken) que tem o poder de se transformar momentaneamente numa espada laser efeito com o qual geralmente derrota seus inimigos. É bastante controversa a maneira de lutar.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Em muitas missões ele conta com o auxilio de sua irmã Kei Yamaji (山地ケイ), que nos momentos de combate ela utiliza uma armadura similar a de Jiraiya na cor branca ganhando o codinome Himenin Emiha (姫忍 恵美破) ao longo do seriado ele recebe a ajuda de vários ninjas do Império que se tornam seus amigos principalmente da misteriosa Rei Yagyū/Kinin Reiha (柳生 レイ/貴忍 麗破) .
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA

No Brasil

 Grande sucesso quando exibido na TV Manchete, Jiraiya – O Incrível Ninja (Sekai Ninja Sen Jiraiya, que quer dizer Guerra Ninja Mundial – Jiraiya) estreou no dia 2 de outubro de 1989 pela Rede Manchete, continuando a fazer muito sucesso na década de 90. Mais tarde voltou a ser exibida pela mesma emissora entre 1998 e 1999. Com a falência da Manchete, a série foi exibida ora pela manhã, ora ao final de tarde na RedeTV! até meados de 1999, pouco antes da emissora estrear a sua programação definitiva.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Recentemente foi exibido pela Rede Brasil de Televisão todas as quintas feiras às 10h da manhã. Também foi mostrado pela NGT, TV Diário de Fortaleza entre janeiro e março de 2013, e Ulbra TV até 2014. Os termos “Espada Olímpica”, “Armadura Olímpica” e outros foram inventados na versão brasileira. Na versão japonesa, o nome mais correto da arma de Jiraiya seria algo como “Espada de Luz Celestial”. A tradução do título original é “Guerra Mundial Ninja – Jiraiya”. Foram lançados dois LP’s pela Top Tape e no primeiro você ainda podia conferir as versões originais. Os temas de abertura e encerramento ganharam versões brasileiras, cantadas por Ronaldo Barcelos. Até quadrinhos o herói teve lançados pela EBAL.

JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Personagens 

 Família Yamaji

 São os personagens principais da série, descendentes dos Togakure (戸隠流, Togakure-ryū?), um antigo clã ninja cuja missão é proteger a Inscrição, um pedaço de pedra que aponta o paradeiro de Pako, uma espécie de capsula espacial que caiu na Terra há cerca de 300 anos antes de Cristo, conhecida mundialmente como "Tesouro do Século" e que utiliza a arte ninja para defender a paz mundial.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Toha Yamashi/Jiraiya (山地闘破/ジライヤ (磁雷矢), Yamaji Tōha/Jiraiya?): o protagonista da série. Quando era pequeno, seus pais foram mortos e ele foi adotado por Tetsuzan como filho. É treinado por seu pai adotivo para tornar-se um ninja e sucedê-lo na linha dos sucessores de Togakure. Quando sua irmã é raptada pela Família de Feiticeiros, Touha recebe a armadura Olímpica e sua respectiva arma, a Espada Olímpica (磁光真空剣, Jikkō Shinkūken?) para assumir o codinome de Jiraiya e resgatar Kei, iniciando assim sua luta contra a Família dos Feiticeiros.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Tetsuzan Yamashi (山地哲山, Yamaji Tetsuzan?): Um sábio mestre ninja que adotou Touha como filho após a morte dos pais do garoto. É o representante da 34ª geração do clã ninja Togakure. Mesmo um tanto severo, mostra às vezes um bom humor e grande carinho e consideração pelos filhos, especialmente Touha. Considerado um dos maiores mestres ninjas do mundo.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Kei Yamashi/Himenin Emiha (山地ケイ/姫忍 恵美破, Yamaji Kei/Himenin Emiha?): A mais velha dos filhos biológicos de Tetsuzan, Kei tem aproximadamente 15 anos. Dividida entre viver uma vida de garota normal e tornar-se uma ninja, acaba ganhando uma armadura branca semelhante a armadura de Jiraiya e passa a auxiliar seu irmão em diversas ocasiões.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Manabu Yamashi (山地 学, Yamaji Manabu?): O mais jovem dos filhos de Tetsuzan, Manabu tem 8 anos. Vive aprontando travessuras que muitas vezes colocam sua família em situações difíceis como quando pegou a Espada Olímpica e deixou que a mesma caísse nas mãos da Família de Feiticeiros. Ainda assim, é valente e aplicado, ajudando sua família em várias ocasiões, tendo grande admiração por Touha.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA

Aliados

Rei Yagyū/Kinin Reiha (柳生 レイ/貴忍 麗破, Yagyū Rei/Kinin Reiha): kunoichi da família Yagyu e também agente do Serviço Secreto Japonês, expert em ataques surpresa e em espreitar os inimigos de Jiraiya para colher informações.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Ryū Asuka/Yanin Spiker (飛鳥 竜/槍忍 突破, Asuka Ryū/Yarinin Toppa): agente do serviço secreto da polícia Japonesa, normalmente é visto trabalhando junto com Reiha e ajuda Jiraiya em algumas ocasiões, especialista em luta com lanças, segundo a tradução de seu nome original.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Dr. Smith (スミス博士, Sumisu Hakase): cientista americano, discípulo de Tetsuzan e aprendiz da arte ninja de Togakure. Fugiu pro Japão com a ajuda de Tetsuzan, temendo o caminho que a sua pesquisa estava sendo usada para o "Projeto Guerra nas Estrelas".
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Henry Rakuchin (ヘンリー楽珍, Henrii Rakuchin): um vidente trapalhão e perito em adivinhações. Apaixonado secretamente por Kei, ajudou Jiraiya com sua bola de cristal em algumas poucas ocasiões.

 

Inimigos

 Família de Feiticeiros

 Facção ninja criada e liderada por Oninin Dokusai que utiliza a arte ninja combinada com feitiçaria e magia negra para atingir os seus objetivos deste a obtenção de riquezas e até a subjugação mundial.

JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Oninin Dokusai (鬼忍 毒斎, Oninin Dokusai?): chefe e patriarca da Família dos Feiticeiros. Tem o seu rosto verdadeiro coberto por uma mascara de Oni. No passado foi amigo e aprendiz da arte ninja juntamente com Tetsuzan. Matou a esposa de Tetsuzan para roubar a Inscrição, mas acabou ficando somente com a metade. Morre no final da série após ser derrotado em um combate definitivo com Jiraiya.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Chounin Benikiba (蝶忍 紅牙, Chōnin Benikiba?): filha de Dokusai, gosta muito de jóias. É muito fraca na arte ninja, sendo constantemente salva por seu pai ou por Retsuga. É excelente em disfarces, conseguindo se transformar em qualquer um (até mesmo em criança).
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Hoshinin Retsuga (星忍 烈牙, Hoshinin Retsukiba?): "filho"adotivo de Dokusai, usa um arco e flecha algumas vezes na série. Possui uma estrela gigantesca na testa usada como arma e pode produzir fogo através de feitiços. Protagonizou várias lutas contra Jiraiya, inclusive recebendo um golpe de Jiraiya com a Espada Olímpica e sobrevivendo no primeiro episódio, provavelmente por levar o golpe na diagonal, sendo que a horizontal é que é o lado mortal.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Ninjas Pássaros Karasutengus (鳥忍 カラス天狗, Torinin Karasutengu?): ninjas com aparência de corvos, servem à Família de Feiticeiros como soldados. Conseguem voar graças ao pequeno par de asas em suas costas. Não se sabe ao certo como surgiram e que dificilmente aparecem mais do que três, exceto quando surgiu o Homem Míssil e apareceram pelo menos nove deles. Fracos e péssimos lutadores, são facilmente derrotados por Jiraiya e seus amigos.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Aracnin Morgana (妖忍 クモ御前, Yūnin Kumo Gozen?): uma feiticeira que fora derrotada por Tetsuzan no passado. Pode se transformar em duas formas humanas diferentes (uma "frontal" e uma "posterior") ou em uma aranha. Volta à vida nos tempos atuais e passa a auxiliar Dokusai. Usa um rifle como arma em sua forma jovem. Embora Jiraya não consiga vencê-la é Tetsuzan que a vence novamente, em um duelo no final da série.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Unidade de Ninjas Especiais (特殊忍者群, Tokushu Ninjakun?): um grupo de elite de 5 ninjas criados pelos Feiticeiros e nomeados pelos 5 elementos do Taoísmo: Fogo(火, Hi?), Água (水, Mizu?), Terra (土, Tsuchi?), Madeira (木, Ki?) e Vento (風, Kaze?). Representam o Brasil na série. Cada membro tem uma habilidade que utiliza os seus respectivos elementos.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA

Império dos Ninjas

 O Império dos Ninjas (世界忍者, Sekai Ninja, Ninjas Mundiais?) são os ninjas de diferentes nacionalidades que também procuram por Pako. Cada um deles possui uma habilidade especial e um objetivo para o uso do tesouro. Alguns são malignos e desejam Pako para o ganho pessoal; outros o desejam para motivos nobres. Alguns lutam contra Jiraiya inicialmente, mas posteriormente tornam-se seus aliados.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA

Armas e Outros Equipamentos

 Armadura Olímpica ( ジライヤスーツJiraiya Sūtsu ): Armadura de cor vermelha deixada pelo viajante extraterrestre que trouxe Pako para a Terra juntamente com a Espada Olímpica para os cuidados do clã ninja Togakure e que teve a sua guarda passada de geração em geração até Tetsuzan entrega-las para Touha tornando-se Jiraiya.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Espada Olímpica ( 剣真空剣Jikō Shinkū Ken ): Espada entregue a Touha por Tetsuzan é a arma principal de Jiraiya, é com ela que o heróis geralmente derrota definitivamente seus adversários. Ela tem a capacidade de se transformar momentaneamente em espada laser, motivo que a tornou famosa e cobiçada por todo o Império dos Ninja a fazendo se roubada pelo ninja colecionador de espadas Igyōnin Beni Lagarto, onde foi descoberto que só se torna uma espada laser nas mãos de Touha, que posteriormente foi revelado por ele ser um descendente do extraterrestre que trouxe Pako.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Olimpic Laser ( ira ラ イ バ ー タ Jiraibasutā ): Pistola laser transmitida tradicionalmente pela família Yamashi, É a arma secundária de Jiraiya ela possui três cartuchos com funções distintas comunicação, defesa e ataque, porém não possui poder de disparo letal.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Peças de Aprimoramento da Armadura Olímpica ( ジライヤパワープロテクターJiraiya PAWA Purotekutā ): Um conjunto de peças de atualização criados pelo Dr. Smith que podem ser adicionados à Armadura Olímpica aperfeiçoando-a. Elas consistem de um par de ombreiras, protetores de joelhos e de braços, proteção para o pescoço e um visor que permite ao usuários habilidades especias como zoom, infravermelho, raio-x e visão noturna.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Black Storm ( ブラックセイバーBurakku Seibā ) :É o automóvel de Touha utilizado no decorrer do seriado um Nissan Fairlady Z preto, no episódio 16 ele é a perfeiçoado pelo Dr. Smith apedido de Tetsuzan de combinar ciência com ninjutsu. Embora ainda se pareça com um carro comum do lado de fora, ele é equipado com numerosos dispositivos especiais, como radar de última geração, metralhadoras estilo pop-up dentro das unidades de luz retrátil, um míssil e lançadores de âncora dentro do capô. e makibishis atrás das rodas traseiras. Seu corpo também foi reforçado para torná-lo durável o suficiente para suportar qualquer explosão. Sua velocidade máxima é de 310 km.
JIRAIYA O INCRÍVEL NINJA
Deus Jirai ( 磁 雷神 Jiraishin) Um robô gigante escondido nas profundezas do Monte Kongō com aproximadamente 20 metros de altura, ele foi construído pelo príncipe Shōtoku com a finalidade de proteger Pako contra os maiores males. Ele foi encontrado no episódio 34 quando Dokusai juntou as duas placas que ao invés de encontrar Pako ativou os mecanismos que fazem o robô emergir do subsolo para a superfície, ele só se movimenta quando se fundi com Jiraiya que controla os seus movimentos.
FONTES: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jiraiya_(s%C3%A9rie)
http://infantv.com.br/infantv/?p=11563
https://en.wikipedia.org/wiki/Sekai_Ninja_Sen_Jiraiya

                                                              Jiraya abertura Brasileira

                                          JIRAIYA | #9 | A Emboscada | Completo (Dublado)

                                JIRAIYA | #26 | A Primavera de Emiha | Completo | Dublado

                                    JIRAIYA | #10 | A Vida ou a Morte | Completo | Dublado


Comentários