O PROFETA (1977) - Exibida pela rede Tupi de outubro de 1977 abril de 1978 às 21h10.

O PROFETA (1977)

O Profeta é uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de 24 de outubro de 1977 a 29 de abril de 1978 às 21h10. Escrita por Ivani Ribeiro e Solange Castro Neves,com colaboração de Maurício Arruda,Supervisão de texto de Lauro César Muniz e dirigida por Antonino Seabra e Álvaro Fugulin,e também teve a direção geral e de núcleo de Antonino Seabra.
O PROFETA (1977)

Enredo

 Na história, Daniel era um paranormal que via o passado e previa o futuro. Quando era criança, teve a visão de que o cunhado, João Henrique, traía sua irmã, Ester, com uma moça loura. Ester acabou se separando do marido. A moça loura era na verdade um espírito que acompanhava Henrique. Este fato despertou o ódio de João Henrique por Daniel. Quando adulto, sua paranormalidade aumentou e ele passou a usá-la em benefício próprio, em vez de ajudar as pessoas. Daniel abriu um consultório e se apresentou em vários programas na televisão.
Ficou rico, importante e frio. Sua paranormalidade era explicada através da psiquiatria, pelo doutor Michel, Daniel aprendeu a ver a fe de outro nome como o profeta do senhor, pelo , através de seu pai, Francisco, e pelo catolicismo, pelo tio padre Olavo que ajudou o sobrinho e sua paranormalidade aumentou .
O PROFETA (1977)

De tão obcecado pelo poder não percebeu a traição de João Henrique, que, para se vingar de sua separação, tornou-se seu amigo e o denunciou à policia por fraude. Ele acaba se desvirtuando do caminho do bem. Ao mesmo tempo, envolveu-se com Sônia, noiva de Murilo, seu melhor amigo. Ele previu a morte do rapaz, mas foi acusado de tê-la provocado para ficar com Sônia. Envolveu-se também com a fútil Ruth, que só queria um marido rico. E não percebeu a paixão de Carola, uma moça feia, desengonçada e problemática. Ao final, Daniel foi preso, atormentado com seus poderes, e desejando ser um homem simples como todo mundo ao lado de Sonia e criar seu filho no caminho da luz longe das trevas e o bem contra o mal.

Elenco

O PROFETA (1977)
CARLOS AUGUSTO STRAZZER – Daniel
O PROFETA (1977)
DÉBORA DUARTE – Carola
O PROFETA (1977)
ELAINE CRISTINA – Sônia
O PROFETA (1977)
GLAUCE GRAIEB – Ruth
O PROFETA (1977)
ROLANDO BOLDRIN – João Henrique
O PROFETA (1977)
IRENE RAVACHE – Teresa
O PROFETA (1977)
ANA ROSA – Ester
O PROFETA (1977)
MÁRCIA DE WINDSOR – Maria Luiza
O PROFETA (1977)
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Clóvis
O PROFETA (1977)
JOHN HERBERT – Heitor
O PROFETA (1977)
ALDO CÉSAR – Francisco
O PROFETA (1977)
CARMINHA BRANDÃO – Celina
O PROFETA (1977)
ABRAHÃO FARC – Piragibe DAVID JOSÉ – Armando LUIZ CARLOS DE MORAES – Padre Olavo JACQUES LAGOA – Paulito RÉGIS MONTEIRO – Tony SUZY CAMACHO – Mariucha RILDO GONÇALVES – Jarbas Figueroa MARTA VOLPIANI – Gigi ANA LUÍSA LANCASTER – Analu ROBERTO MAYA – Dr. Michel YOLANDA CARDOSO – Zulmira EUDÓSIA ACUÑA – Maria LÉA CAMARGO – Joana WILMA AGUIAR – Aparecida JOÃO ACAIABE – Pai Romão ROSA SEABRA – Marion JANICE BARRETO – Sueli SANDRA REGINA – Kátia NEY RODRIGUES – Quico ÍRIS FRANCIS – Lílian ANITA COUSSEIRO – Leontina ASSUNTA MANTELLI – Isaura e WÁLTER PRADO – Murilo NICE WARKEN – espírito da mulher que acompanha João Henrique PAULO FIGUEIREDO – Eduardo HEBE CAMARGO como ela mesma CHICO XAVIER como ele mesmo DOM PAULO EVARISTO ARNS como ele mesmo WÁLTER FORSTER como ele mesmo SILVIO FRANCISCO como ele mesmo SILVIO ROCHA – cliente de Daniel ZANONI FERRITE ANDRÉA MORALES – Lúcia (uma das crianças que Sônia adota depois que se casa) MARCOS GRANADO – gerente do banco

O PROFETA (1977)

CURIOSIDADES

A principal música da trilha sonora, "Quem dá mais ?", era cantada por Antônio Marcos, mas não era o tema da abertura. A trama foi mais uma mostra do potencial de Ivani Ribeiro ao desenvolver suas novelas. Dois anos antes, ela tinha escrito A Viagem, a primeira telenovela a tratar do espiritismo, para a mesma emissora, e então, voltava ao tema. O ator Carlos Augusto Strazzer ganhou, por esse trabalho, o Troféu APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, de melhor ator de 1977. O Profeta se beneficiou do insucesso da novela das oito da Rede Globo à época, Espelho Mágico, e chegou a superar a audiência da novela seguinte da Globo, O Astro, fato bastante explorado pela imprensa da época. A imprensa chegou a noticiar que O Astro tinha sido feita de encomenda para concorrer com O Profeta, com temas semelhantes. Em poucas semanas a audiência de O Astro se consolidou em primeiro lugar.
O PROFETA (1977)

A telenovela talvez tenha sido a última trama de sucesso da Tupi, que na época de sua exibição já enfrentava uma grave crise financeira. Mas, em parte, foi por causa de cortes provocados pela Censura Federal em seus primeiros capítulos que o então diretor artístico Guga de Oliveira (irmão de Boni) deixou a emissora. Ele havia feito um corte importante de gastos, o que melhorarim a situação financeira da emissora, mas com sua saída não houve mais esperanças para a salvação da Pioneira, extinta em Julho de 1980. Retomava o misticismo de outras tramas de Ivani, como em O terceiro pecado, Os estranhos e A viagem.
O PROFETA (1977)
O personagem Daniel, um dos mais marcantes da carreira de Carlos Augusto Strazzer (que, a exemplo da autora, também era um adepto da doutrina do espiritismo), foi usado como referência para muitos outros paranormais da televisão. Quando Ivani começou a escrever O Profeta, Strazzer estava no ar na telenovela Éramos Seis, na qual interpretava Carlos, o filho mais velho da protagonista Dona Lola (Nicette Bruno). A emissora comunicou aos autores de Éramos seis, Sílvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, que precisavam de Strazzer ou Carlos Alberto Riccelli (que vivia Alfredo, irmão de Carlos) para protagonizar O Profeta. Assim, os autores mataram Carlos na história, a exemplo do que ocorria no romance original que inspirou a novela, e liberaram o ator.
O PROFETA (1977)

A telenovela contou com a participação do então arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, fato celebrado à época como um grande acontecimento. Além dele, também contou com representantes de outras religiões, como o médium espírita Chico Xavier. A apresentadora Hebe Camargo também teve uma participação especial na telenovela, recebendo o protagonista em seu programa. O Profeta foi reapresentada pela TV Tupi no horário nobre, em 1980. Versões Ganhou uma nova versão em 2006 com texto adaptado por Thelma Guedes e Duca Rachid, e supervisionado por Walcyr Carrasco, repetindo o sucesso da versão original. Foi protagonizada por Thiago Fragoso, Paolla Oliveira, Carol Castro, Dalton Vigh e Fernanda Souza.
O PROFETA (1977)

Trilha sonora

 Nacional
 "Quem Dá Mais" - Antônio Marcos (Tema de Daniel) "Canto de Meditação" - Ana Mazzotti (tema de Sônia) "Gosto de Sal" - Neuber "Terreiro dos Orixás" - Luiza Maura (Tema do Núcleo de Candomblé) "Eu Preciso Muito de Alguém" - Luiz Antônio "Meu Deus, o Que Se Passa Comigo?" - Paulo Roberto (Tema do Padre Olavo) "Eu Vim Pra Ficar" - Wildner (Tema de Daniel e Carola) "Jura Secreta" - Simone (Tema de Carola) "Então Eu Voltarei" - Wildner "Boa Noite, Morte" - Carlinhos Vergueiro "Tempo Perdido" - Flávio Carvalho "Coisas Bobas" - Eliane de Grammont (Tema de Mariúcha e Tony) "Lá Vem o Trem" - Agepê (Tema de Clóvis) "Quero Ter Você" - Márcio Prado (Tema de Daniel e Sônia)
O PROFETA (1977)

Internacional
 "O Profeta" - Briamonte and Jet Music Band "Nature Boy" - George Benson "Trouble Maker" - Roberta Kelly "Yes Sir, I Can Boogie" - Mary McCann "My World (Keeps Getting Smaller Everyday)" - Koffee N' Kreme "Everything You Are" - Dennis East "Face To Face" - Nevil "Everything Happens For a Reason" - The Floaters "Keep Moving Right On" - Tony Pacino "Trying" - Maria Thereza "Non Si Puó Morire Dentro" - Lucio Guccini "Air Love" - Lena Zavaroni "Feels Like The First Time" - Foreigner "I'm Just a Man" - Kramer

 FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Profeta_(1977)
http://teledramaturgia.com.br/o-profeta-1977/

                                                              O Profeta (1977) abertura

                                          O PROFETA - Novela da TV Tupi (Capítulo 001)

                                        O PROFETA - Novela da TV Tupi (Capítulo 009)

                                    O PROFETA - Novela da TV Tupi - (Capítulo 109)

Comentários