ALFA ROMEU 2300

ALFA ROMEU 2300
A Alfa Romeo 2300 foi um modelo automóvel sedan de 4 portas e 5 lugares, produzido pela Fábrica Nacional de Motores (FNM) e, posteriormente, pela FIAT sob licença da Alfa Romeo Italiana.
ALFA ROMEU 2300
A História
 Em 1967, a Alfa Romeo Brasil adquiriu o controle da estatal FNM, e entre os anos de 1974 a 1986 fabricou no Brasil seu modelo de luxo. Em 1987, a Alfa Romeo passou a ser controlada pela FIAT. Foi o único Alfa Romeo produzido fora da Itália. Foi o mais moderno carro produzido no Brasil na década de 70, sendo vendido até metade dos anos 80. Possuía câmbio 5 marchas, motor de 2300cc, 4 cilindros em linha com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), freio a disco nas quatro rodas e comando de embreagem hidráulico, algo impensável no Brasil naquela época.
ALFA ROMEU 2300
Nas versões 2300 B (1975), 2300 Rio (1978), 2300 Ti (1978) e 2300 Ti 4 (1985), o motor é alimentado por dois carburadores Solex 40 ADDHE horizontais, rendendo 149 cv, permitindo o alcance de 174km/h de velocidade máxima, igualando aos motores V8 americanos. Veículo confortável com pretensões esportivas, transmitia a imagem de segurança por oferecer cintos de segurança de três pontos para motoristas e passageiros e freios a disco.
ALFA ROMEU 2300
Oferecia como itens de fábrica painel completo (conta-giros, voltímetro, barômetro, sensor de desgaste das pastilhas de freio), banco traseiro bi-partido, encostos de cabeça para motorista e passageiros, ar condicionado, direção hidráulica progressiva e comandos elétricos das travas, vidros, retrovisores e porta-malas (a partir de 1983). Também possuía abertura elétrica do tanque de combustível, que comportava 100 litros, fornecendo boa autonomia quando os postos fechavam em feriados e finais de semana.
ALFA ROMEU 2300
A Origem O projeto Alfa 2300 nasceu na Itália, batizado de projeto 102/12. O modelo ficou pronto em 1971, sendo enviado ao Brasil para testes em 1972. Foi projetado inteiramente na Itália, especificamente para o mercado brasileiro, vendido sob o slogan "O importado fabricado no Brasil", também sendo o único Alfa Romeo fabricado fora da Italia (África do Sul, Portugal e Paraguai eram CKD).
ALFA ROMEU 2300
Na época estudava-se a adoção de motores 4 e 6 cilindros em linha e V6, tendo alguns modelos testados com essas motorizações, mas devido a crise mundial do petróleo nos anos 70 e do governo militar brasileiro, as dificuldades de importação forçaram a fábrica adotar o motor 4 cilindros, oriundo do Alfa 1900, retrabalhado para deslocar 2310cc, acoplado a uma transmissão de cinco marchas vindo da série 105. Foram trazidos alguns equipamentos da fábrica de Portello, desativada pouco tempo antes. A nova fábrica da recém nascida série 105, havia sido inaugurada em Arese, onde hoje funciona o Museu da marca. Curiosidade A Autodelta fez sob o motor da 2300 o primeiro Twin spark, que passaria depois a ser adotado pela Alfa Romeo em modelos futuros, como a 145 e 156. Muitas peças da Alfa Romeo 2300 e as Alfa Romeo séries 105 são recambiáveis entre si.
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfa_Romeo_2300

                                                    Alfa Romeo 2300 1975 comercial na TV

                                            Alfa Romeo 2300 Rio 1978. Comericial para TV.

COMERCIAL PROPAGANDA Alfa romeo 2300 TI 1983 PIETRO MARIA MARDI MASP.wmv

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