YAMAHA RD 50

YAMAHA RD 50
Yamaha RD 50 foi uma motocicleta fabricada pela Yamaha, equipada com motor 2 tempos de 50cc3. Inicialmente era importada oficialmente pela Yamaha, mas em 1974 passou a ser produzida em Guarulhos, São Paulo, sendo esta a primeira motocicleta produzida no Brasil. Seu quadro é do tipo tubular, em berço duplo, uma sofisticação para as 50cc3 da época que tinham em sua maioria o quadro monobloco de chapa estampada. O motor é suficiente para um bom desempenho, chegando à 80 km/h com ótima economia de combustível. O sistema de admissão é diretamente no cilindro, ao contrário das antigas motos Yamaha importadas e comercializadas no Brasil que utilizavam admissão no cárter. A RD 50 possui o sistema Torque Induction, marca registrada da linha RD. O Torque Induction ajuda a manter a pressão interna no cilindro, evitando o refluxo da mistura ar/combustível/óleo para o carburador e consequentemente filtro de ar, aumentando o rendimento do motor 2 tempos em baixas rotações, seu regime de menor torque e potência.
YAMAHA RD 50
A caixa de mudanças é de cinco marchas, algo notável para uma 50cc3. A caixa mostra ótimo escalonamento de marchas, evitando as constantes trocas de marcha e o "buraco" entre uma marcha e outra, um grande problema em motos de baixa cilindrada. A suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico, com molas externas, um pouco rígida, mas eficiente nas estradas esburacadas do Brasil da década de 70. Já a suspensão traseira utiliza braço oscilante com duplo amortecimento, tradicional receita, mas também eficiente e robusta. Os freios caracterizam-se por utilizar tambor de acionamento mecânico, totalmente compatível a proposta da RD 50, e eficientes levando em conta o baixo peso da motocicleta. Sua pequena bateria de 6 volts alimenta o sistema de piscas e luzes de freio, enquanto motor e o conjunto óptico são mantidos pelo seu gerador, que cumpre bem seu papel, pois o farol dianteiro é suficiente para dirigir-se à noite.
YAMAHA RD 50
Motor
 Motor: Monicilíndrico, 2 tempos, refrigerado à ar, possui Torque Induction. Cilindro: em ferro fundido com camisa de aço inclinado para frente. Cilindrada: total de 49 cc, pistão de 40mm de diâmetro com 39,7mm de curso. Taxa de compressão: 6,4 : 1. Carburador: Mikuni VM 20 SH de fluxo horizontal com 20mm de venturi. Ignição: Sistema com magneto e platinado. Fonte de carga da bateria provém do magneto. Sistema de partida primária do motor à pedal. Lubrificação: Injeção direta de óleo 2 tempos no carburador por meio de bomba autolube. Capacidade de óleo do cárter de 0,7 litro. Capacidade do reservatório do óleo 2 tempos de 1 litro. Filtro de ar: Espuma de poliuretano úmido com óleo 2 tempos. Relação de marcha lenta: 1250 RPM
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Yamaha_RD_50

Comentários