Essa simpática moto foi projeto da Garelli fabricante italiana que surgiu em 1919 pelas mãos de Alberto Garelli um projetista que trabalhava para a Fiat no
desenvolvimento de motores 2 tempos.
Com o pequeno interesse demonstrado pela Fiat nos motores 2T Garelli vislumbrou a oportunidade de fabricar motos e desenhou um modelo de 350cc que conseguiu em 1919 a proeza de percorrer os 520 km entre Milão e Nápoles a uma velocidade média de 38 km/h.
Estava criada a empresa que lançou dezenas de modelos de motores e ciclomotores até ser fechada em 1991.
A melhor fase veio com final da segunda guerra mundial quando a Itália precisava de meios de locomoção e a Garelli lançou um motorzinho chamado Mosquito para ser adaptado em bicicletas que fazia até 70 km/litro, ele teve grande sucesso comercial e com este impulso muitos outros modelo vieram inclusive usando motores da fabricante Sachs. Em 1953 a fábrica foi vendida para a Agrati outro fabricante de ciclomotores italiano a partir daí houve expansão e chegaram a atuar fortemente na linha 125cc inclusive investindo na categoria nas pistas de Grand Prix sagrando-se campeã do mundo na categoria de pilotos e marcas entre 1982 a 1987 contra fabricantes com muito mais recursos.
FONTES: http://125ecia.blogspot.com/2015/02/garelli-katia.html
https://br.pinterest.com/pin/784048616348841393/?lp=true
A melhor fase veio com final da segunda guerra mundial quando a Itália precisava de meios de locomoção e a Garelli lançou um motorzinho chamado Mosquito para ser adaptado em bicicletas que fazia até 70 km/litro, ele teve grande sucesso comercial e com este impulso muitos outros modelo vieram inclusive usando motores da fabricante Sachs. Em 1953 a fábrica foi vendida para a Agrati outro fabricante de ciclomotores italiano a partir daí houve expansão e chegaram a atuar fortemente na linha 125cc inclusive investindo na categoria nas pistas de Grand Prix sagrando-se campeã do mundo na categoria de pilotos e marcas entre 1982 a 1987 contra fabricantes com muito mais recursos.
No Brasil
A Garelli-Kátia chegou a Brasil com preços acessíveis e tinha fortes concorrentes como as Mobiletes da Monark e várias outras que por suas dimensões reduzidas e motores com menos de 49.9 cc podiam ser usadas por jovens e adultos sem habilitação, graças a algumas lacunas do código de trânsito podia-se usar ciclomotores e até andar de moto sem capacete dentro do perímetro urbano. Produzida em Curitiba, pela empresa Ibramoto S. A. com quase todos os componentes importados da Italia. Com 50 cc de cilindrada, tinha motor de 2 tempos e fazia 70 km por litro.características
A Kátia tinha características interessantes principalmente sua altura total de 93cm que facilitava o uso por jovens e crianças. Motor 49cc - 2T Peso 45kg Tanque 2,2 litros Velocidade máxima 44 km/hora Foi fabricada na Itália, Brasil (Ibramoto) e Argentina.FONTES: http://125ecia.blogspot.com/2015/02/garelli-katia.html
https://br.pinterest.com/pin/784048616348841393/?lp=true
Comentários
Postar um comentário