HONDA XLX 350R

A Honda XLX 350R é uma motocicleta estilo off-road fabricada pela Honda entre os anos de 1987 e 1991 quando foi substituída pelo modelo NX 350 Sahara.
HONDA XLX 350R
 A XLX 350R seguia o estilo
 das versões de 600 cm3 estrangeiras,
Histórico
Era final da década de 80, e na época há algum tempo a imprensa vinha noticiando o lançamento de uma moto maior na linha, semelhante à XL 350R do mercado externo. A Agrale havia assumido a liderança de potência entre as uso-misto, com a Dakar 200 de 30 cv, e especulava-se sobre uma possível Yamaha XT 350 de quatro tempos, que nunca veio. Em abril de 1987, a Honda superava as expectativas: a XLX 350R seguia o estilo das versões de 600 cm3 estrangeiras, com linhas muito atuais e extremamente felizes.
HONDA XLX 350R
 O banco envolvia também pelas laterais
 o tanque de combustível
Formas retas dominavam o farol, a lanterna, as luzes de direção e os instrumentos. O banco envolvia também pelas laterais o tanque de combustível, de formato "vulcão", e havia protetores para as mãos. Em todos os ângulos era uma moto mais agradável que a velha 250, além de trazer o esperado freio dianteiro a disco que, além da maior eficiência, dispensava ajustes de lonas e cabo e não perdia atuação quando molhado no fora-de-estrada.
HONDA XLX 350R
O desempenho estava melhor
 (máxima de 138 km/h e 0-100 em 10 s)
O motor de 339 cm3, derivado da versão conhecida, ganhava 5 cv (agora 30 cv) e 0,6 m.kgf de torque (chegando a 3,0 m.kgf). O desempenho estava melhor (máxima de 138 km/h e 0-100 em 10 s), sobretudo em baixas rotações, mas havia uma contrapartida: o pedal de partida, ainda mais pesado, representava grande desconforto e até risco de lesões, caso o piloto não conhecesse a técnica correta para usá-lo e recebesse o forte contragolpe. O problema seria atenuado anos depois com um sistema de descompressor, mas a solução ideal era uma só: partida elétrica.
HONDA XLX 350R
A descontinuação na fabricação da XLX 350
 foi melancólica para seus aficionados 


A descontinuação na fabricação da XLX 350 foi melancólica para seus aficionados e covarde por parte da Honda, com o lançamento da NX 350 Sahara. A montadora inicialmente tinha como propósito manter as duas opções de 350cc, mas como a Sahara não obteve boa aceitação inicial com pouquíssimas vendas, a Honda então optou por uma atitude nada popular: em abril de 1991, depois de fabricar 40.436 unidades, retirava de linha a XLX 350 para que seu público migrasse forçosamente para a nova moto.
HONDA XLX 350R
Formas retas dominavam o farol,
 a lanterna, as luzes de direção e os instrumentos. 
Tal atitude é praticada pela empresa até hoje, situações semelhantes já ocorreram, como no caso da saída da XR 250 Tornado para entrada da XRE 300, deixando o consumidor sem opção de um produto da marca que substitua aquele que atenda ao seu perfil.


Comentários