A Honda XLX 350R é uma motocicleta estilo off-road fabricada pela Honda entre os anos de 1987 e 1991 quando foi substituída pelo modelo NX 350 Sahara.
![HONDA XLX 350R HONDA XLX 350R](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7NN3Oxm4ThI_CwhkUJ8HQNeoZD-t4sFEIl7WeY8yuOMmqKcl7EyI5IvCboi_TJjLzqxgj6YN3CGAREmgQMv0hVJ5-LnzVgrJuGFNml7zKTF6bQj3Zj6U4Z5IM5KnFJlaCbZ-IGKGkvy4/s400/honda+xlx+350r+2.jpg) |
A XLX 350R seguia o estilo das versões de 600 cm3 estrangeiras, |
Histórico
Era final da década de 80, e na época há algum tempo a imprensa vinha noticiando o lançamento de uma moto maior na linha, semelhante à XL 350R do mercado externo. A Agrale havia assumido a liderança de potência entre as uso-misto, com a Dakar 200 de 30 cv, e especulava-se sobre uma possível Yamaha XT 350 de quatro tempos, que nunca veio. Em abril de 1987, a Honda superava as expectativas: a XLX 350R seguia o estilo das versões de 600 cm3 estrangeiras, com linhas muito atuais e extremamente felizes.
![HONDA XLX 350R HONDA XLX 350R](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizCNEmCewo8STimTVykTrdUG5pUMsaaR-L00v0l5N0OclnpfNZJrIzSnxcpjzd4RsREMCsIVUcS4YwZenMwkpMEkEETrQ_lLc09kwHyu8NrsrZk88lpdD6RHftAmf2xxmtN9KPaqPwaiY/s400/honda+xlx+350r.jpg) |
O banco envolvia também pelas laterais o tanque de combustível |
Formas retas dominavam o farol, a lanterna, as luzes de direção e os instrumentos. O banco envolvia também pelas laterais o tanque de combustível, de formato "vulcão", e havia protetores para as mãos. Em todos os ângulos era uma moto mais agradável que a velha 250, além de trazer o esperado freio dianteiro a disco que, além da maior eficiência, dispensava ajustes de lonas e cabo e não perdia atuação quando molhado no fora-de-estrada.
![HONDA XLX 350R HONDA XLX 350R](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNO31rkHKehxVIupbuD6SL4_VF9u1CzMnyDgn-yXixV_A2w6aanPOiSx52Z-82VqXgihb8on53XRN8Pdgc5vHKonTktIQp2lbJ7NGP3RRepDe1ZXC3cUrcOu9UeWuvchuewmkR8mPuq1c/s400/honda+xlx+350r+3.jpg) |
O desempenho estava melhor (máxima de 138 km/h e 0-100 em 10 s) |
O motor de 339 cm3, derivado da versão conhecida, ganhava 5 cv (agora 30 cv) e 0,6 m.kgf de torque (chegando a 3,0 m.kgf). O desempenho estava melhor (máxima de 138 km/h e 0-100 em 10 s), sobretudo em baixas rotações, mas havia uma contrapartida: o pedal de partida, ainda mais pesado, representava grande desconforto e até risco de lesões, caso o piloto não conhecesse a técnica correta para usá-lo e recebesse o forte contragolpe. O problema seria atenuado anos depois com um sistema de descompressor, mas a solução ideal era uma só: partida elétrica.
![HONDA XLX 350R HONDA XLX 350R](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzXA5jS08Li1Oor8WhOBOVnPvKgK4EG9teNHu9jMY6jcjL9L1Wk9c2yEtTx-LVRD-m8SsFD-OrFvaQBAGv7vlUzSqLGNqYE-Sndt7PT3TE31KHtXHHqtlVlLKlfGtvEgOBOhbe_E8rVA8/s400/honda+xlx+350r+4.jpg) |
A descontinuação na fabricação da XLX 350 foi melancólica para seus aficionados |
A descontinuação na fabricação da XLX 350 foi melancólica para seus aficionados e covarde por parte da Honda, com o lançamento da NX 350 Sahara. A montadora inicialmente tinha como propósito manter as duas opções de 350cc, mas como a Sahara não obteve boa aceitação inicial com pouquíssimas vendas, a Honda então optou por uma atitude nada popular: em abril de 1991, depois de fabricar 40.436 unidades, retirava de linha a XLX 350 para que seu público migrasse forçosamente para a nova moto.
![HONDA XLX 350R HONDA XLX 350R](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTtjZ-tEvYut9SaH3YYNBeLEbymW7iv3GBPPfGOJfpk7YfN2-EkOkfagCySukq7XXnIl7xkBM1Zy2ckw3TvmRAK9UlCQkN5e2qJE7dpjOa5VYcunM-xGGEHMD8CccDQSxbmau51qEbUZY/s400/honda+xlx+350r+5.jpg) |
Formas retas dominavam o farol, a lanterna, as luzes de direção e os instrumentos. |
Tal atitude é praticada pela empresa até hoje, situações semelhantes já ocorreram, como no caso da saída da XR 250 Tornado para entrada da XRE 300, deixando o consumidor sem opção de um produto da marca que substitua aquele que atenda ao seu perfil.
Comentários
Postar um comentário