SPACE INVADERS

SPACE INVADERS
Space Invaders (スペースインベーダー, Supēsu Inbēdā?) é um jogo de videogame de arcade desenhado por Tomohiro Nishikado e lançado em 1978. Foi originalmente construído pela Taito Corporation e um tempo depois foi licenciado para produção nos Estados Unidos pela Midway Games. Space Invaders foi um dos primeiros jogos de tiro com gráfico bidimensional. O objetivo é destruir ondas de naves com uma espaçonave humana para ganhar o maior número de pontos possível. Para construir o jogo, Nishikado se inspirou na mídia popular, como Guerra dos Mundos e Star Wars.
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Space Invaders foi um sucesso comercial imediato. Em 1982, havia arrecadado US $ 2 bilhões (equivalente a US $ 7,5 bilhões em 2018), com um lucro líquido de US $ 450 milhões (US $ 1,69 bilhão em 2018), tornando-se o videogame mais vendido e de maior bilheteria do seu tempo. O jogo tem sido a inspiração para outros videogames, relançado em inúmeras plataformas, e levou a várias sequências. A versão de 1980 do Atari 2600 quadruplicou as vendas do sistema e se tornou o primeiro " aplicativo matador " para consoles de videogame . Space Invaders foi referenciado e parodiado em vários programas de televisão e participou de vários videojogos e exposições culturais. O alienígena inimigo pixelizado tornou-se um ícone da cultura pop , muitas vezes representando videogames como um todo.
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Jogabilidade
Em Space Invaders o jogador controla os movimentos da arma "Laser Base", um canhão laser que se movimento na parte inferior da tela. Da parte superior marcham em direção ao canhão aliens organizados em linhas. O objetivo do jogador é evitar que os aliens atinjam a parte inferior da tela, para essa tarefa o canhão possui munição infinita para atirar. Ao acertar e destruir um número grande aliens os restantes começam a marchar mais rapidamente em direção ao jogador. Quando o jogador elimina todos os aliens uma nova formação é montada agora iniciando uma linha abaixo da formação anterior. Ocasionalmente uma nave surge voando na parte superior da tela e dá ao jogador pontos extras quando atingida.
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Segundo Toshihiro Nishikado, designer do jogo, os aliens são inspirados na descrição dos invasores do romance A Guerra dos Mundos, do escritor Herbert George Wells. "Na história, os aliens se parecem com polvos. Eu desenhei o primeiro bitmap baseado nessa ideia, depois criei outros aliens parecidos com criaturas marinhas, como lulas e caranguejos." disse Nishikado. O designer também contou que a ideia inicial eram fazer os inimigos como aviões mas isso não foi possível devido as dificuldades técnicas da época. Nishikado também se mostrou contrário a ideia de colocar seres humanos como inimigos por considerar moralmente incorreto fazer os jogadores atirarem em imagens humanas. Nas primeiras versões do arcade em 1978, o jogo se passava em uma tela em "reverso" na parte inferior do gabinete e refletido na forma correta em espelhos dentro do arcade, onde também se encontravam desenhos ao fundo. Com a ajuda da iluminação interna, todo este conjunto dava um efeito tridimensional ao jogo. Tinha-se a ilusão de os gráficos estarem flutuando. Estes efeitos não mais foram observados nas versões futuras deste jogo e outros games.
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Atari 2600 
O jogo foi o primeiro arcade a ser convertido para o console Atari 2600, sendo um sucesso imediato por não apenas capturar as características do jogo original mas também por adicionar novas versões de jogo. Posteriormente foram lançadas versões para Atari 5200, MSX, NES e Colecovision. Clones de Space Invaders podem ser encontrados em qualquer videogame moderno, internet e até mesmo em celulares. A IGN colocou o jogo na sua lista de dez jogos mais influentes de todos os tempos.
FONTES:https://pt.wikipedia.org/wiki/Space_Invaders
https://en.wikipedia.org/wiki/Space_Invaders

                                      Space Invaders Atari 2600 Brazilian 1983 Commercial

                                                   Space Invaders 1978 - Arcade Gameplay


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