PAI HEROI - Um dos maiores sucessos de Janete Clair

PAI HEROI
Pai Herói é uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Globo, entre 29 de janeiro a 18 de agosto de 1979, substituindo Dancin' Days e sendo substituida por Os Gigantes, em 178 capítulos. Foi escrita por Janete Clair e dirigida por Gonzaga Blota, Wálter Avancini e Roberto Talma.
PAI HEROI

Enredo 

André Cajarana é tirado do orfanato pelo avô paterno e passa a viver na cidade de Paço Alegre, em Minas Gerais. Criado com a ilusão de que seu pai era um grande homem, após a morte do avô, André parte para o Rio de Janeiro para buscar sua própria identidade e tentar elucidar a morte do pai – tido como bandido – e inocentá-lo da acusação de ter roubado terras que não lhe pertenciam e ter inclusive matado um padre.
PAI HEROI
A principal barreira de André é Bruno Baldaracci, um empresário mafioso e ex-sócio de seu pai, o maior envolvido na infâmia e no desaparecimento dele – era casado com a viúva do próprio, Gilda. Em Nilópolis, município da Baixada Fluminense, André enfrenta Bruno, que tenta encobrir a verdade sobre seus negócios escusos. Impedido pelos Baldaracci de se aproximar de sua mãe, Gilda, André se mete em confusão e é acolhido por Ana Preta, uma mulher sofredora que sempre viveu em função de homens de mau caráter, inclusive Bruno, com quem ela teve uma filha, Geni. Ana Preta é dona da casa de samba, Flor de Lys. No outro lado da história está Carina, uma famosa bailarina, criada pela tradicional e rica família carioca, Limeira Brandão, liderados pela dominadora Dona Januária, avó de Carina.
PAI HEROI
Carina havia casado com César Reis, um homem inescrupuloso e desonesto que se casou com ela com intuito de dar um grande golpe na família dela. Carina abandona o marido, mas perde a guarda da filha Ângela, e é quando ela conhece André, que já a salvara de morrer afogada numa oportunidade anterior, e que agora, confundido com um ladrão, pede a ele para matá-la. André e Carina fogem dos problemas no Rio de Janeiro e acabam apaixonados. Ainda acionista majoritária das empresas de sua família, Carina passa uma procuração para que André a represente perante os negócios.
PAI HEROI
É quando André volta ao Rio, batendo de frente com César Reis, e ainda reencontra Ana Preta, sua protetora, apaixonada por ele. Mas Carina é vítima de um atentado e a culpa recai sobre André.




Elenco Principal

PAI HEROI
TONY RAMOS – André Cajarana
PAI HEROI
ELIZABETH SAVALA – Carina (Catarina Limeira Brandão) / Celina, em Bariloche / Fátima, no Rio Grande do Sul / Rosália, em Itaipava
PAI HEROI
GLÓRIA MENEZES – Ana Preta (Ana Maria Garcia)
PAI HEROI
PAULO AUTRAN – Bruno Baldaracci (Nuno)
PAI HEROI
CARLOS ZARA – César Reis
PAI HEROI
ROSAMARIA MURTINHO – Walkíria (Kiki)
PAI HEROI
CLÁUDIO CAVALCANTI – Gustavo Gurgel (Gugu / Benedito da Conceição)
PAI HEROI
LÉLIA ABRAMO – Januária Limeira Brandão
PAI HEROI
DIONÍSIO AZEVEDO – Nestor Garcia
PAI HEROI
MARIA FERNANDA – Gilda
PAI HEROI
JONAS BLOCH – Rafael
PAI HEROI
JORGE FERNANDO – Cirilo
PAI HEROI
FERNANDO EIRAS – Romão
PAI HEROI
BEATRIZ SEGALL – Norah
PAI HEROI
EMILIANO QUEIRÓZ – Horácio YARA LINS – Irene IVAN CÂNDIDO – Reginaldo (Reginho) REYNALDO GONZAGA – Hilário THAÍS DE ANDRADE – Odete (Detinha) NILDO PARENTE – Haroldo SUZANA FAINI – Jussara OSMAR PRADO – Pepo (Pedro) NÁDIA LIPPI – Aline SÔNIA REGINA – Jeny (Jenyfer Garcia) MARIA HELENA DIAS – Filhinha (Filomena) FLÁVIO MIGLIACCIO – Genésio Pereira MARIA HELENA VELASCO – Mirtes ANA LÚCIA RIBEIRO – Lena (Maria Helena Pereira) CARLOS KROEBER – Tiago Vasconcelos HÉLIO ARY – Dr. Alexandre Soares LAJAR MUZURIS – Coxo (Bartolomeu Isidoro) TESSY CALLADO – Tarcila IRMA ALVAREZ – Maria Vitória Hernandez MONAH DELACY – Eugênia Limeira Reis FERNANDO JOSÉ – Mário Renner ÁUREA HAMMERLI – Lia Ribeiro MANFREDO COLASSANTI – Pietro Baldaracci REJANE MARQUES – Clarinha ROGÉRIO BACELAR – Gil LÍCIA MAGNA – Adélia REGINA DOURADO – Nancí (Baiana) CARLÃO ELEGANTE – Teodoro SÉRGIO ALAN DOS SANTOS – Félix as crianças ISABELA GARCIA – Ângela (filha de Carina) ALEXANDRA VASCONCELLOS – Ângela (menor) RAFAEL – Ígor (filho de Carina e André) DANIELLE GIANI – Pia (Olímpia, filha de Haroldo e Jussara) Jeane (Januária, filha de Haroldo e Jussara) Patrícia (filha de Reginaldo e Irene, aparece apenas no começo) Paulinho (filho de Hilário e Odete) Carina (bebê de Hilário e Odete) Napoleão (bebê de Gustavo e Tarsila)
PAI HEROI

Curiosidades

 Um dos maiores sucessos de Janete Clair, Pai Herói monopolizou a atenção dos telespectadores à espera de que se resolvessem os problemas na vida de André (Tony Ramos) com a procura da verdadeira identidade de seu pai e o sumiço de Carina (Elizabeth Savala), sua amada, dada como morta.
 A Globo repetiu o “casal sensação” do trabalho anterior de Janete, O Astro. Menos de um ano antes, Tony Ramos era Márcio Hayalla, um rapaz rico, e Elizabeth Savala era Lili, uma moça pobre. Em, Pai Herói, eles eram André Cajarana, um rapaz pobre, e Carina Brandão, moça rica.
PAI HEROI
Trabalhos impecáveis e memoráveis de Tony Ramos, Elizabeth Savala, Glória Menezes (como a sofrida Ana Preta, um de seus melhores papeis em novelas), Lélia Abramo (como a prepotente matriarca Januária Limeira Brandão), Rosamaria Murtinho (a esquizofrênica Walkíria), Cláudio Cavalcanti (o vigarista sedutor Gustavo) e Carlos Zara (estreando na Globo como o vilão César Reis). Paulo Autran, avesso às novelas, fazia a sua primeira telenovela diária, como o adorável vilão Bruno Baldaracci, um tipo italiano, mafioso e tragicômico que caiu no gosto do público e lhe marcou a carreira.
PAI HEROI
Ao final, para não desapontar a audiência, o malfeitor não foi punido por seus crimes. Durante o carnaval, perseguido pela polícia, Baldaracci fugiu num helicóptero fantasiado de pierrô, numa das cenas mais marcantes da novela. Por seu trabalho, Autran foi premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como o melhor ator de 1979 (juntamente com Rubens de Falco, por Gaivotas, e Roberto Bonfim, por Cabocla).
PAI HEROI
O ano de 1979 registrou um verdadeiro boom de crianças batizadas de André e Carina por causa da popularidade dos personagens da novela. Em declaração à revista Amiga, em agosto de 1979, Janete Clair comentou suas intenções de agradar o público: “Fiz Pai Herói para André terminar com Ana Preta… mas o público tomou-se de encantos por Carina, pediu tanto, escreveu tanto que eu tive que uni-los. Confesso que só mudei o final, pela primeira vez atendendo ao público.
” Perguntada sobre sua personagem mais sofrida, Elizabeth Savala falou sobre Carina: “A que mais sofreu foi Carina Brandão, de Pai Herói, uma bailarina que sofre um acidente. Eu também sofri muito, de fome. Passei oito meses de regime, sob a vigilância de uma coreógrafa russa.”
PAI HEROI
Sobre sua estreia em novelas, como ator, Jorge Fernando comentou: “Minha primeira cena foi um fracasso. Tinha que jogar um copo de cerveja no vestido da Glória Menezes. Eu tremia tanto que joguei tudo na cara dela!”
 A música tema de abertura – “Pai” – havia sido apresentada por seu intérprete, Fábio Jr., no ano anterior, em um episódio da série Ciranda Cirandinha. Popularizada pela novela, foi o primeiro grande sucesso do cantor e alavancou sua carreira musical. Na trilha internacional, o maior destaque foi o tema de Carina, “Allouette”, canção interpretada em francês por Denise Emmer, filha da autora Janete Clair.

 Trilha sonora

PAI HEROI
Nacional
 01. PAI – Fábio Jr. (tema de abertura e tema de André)
 02. PODE ESPERAR – Alcione (tema de Ana Preta)
 03. NOS HORIZONTES DO MUNDO – Paulinho da Viola
 04. PASSARINHO – Beth Carvalho (tema de Ana Preta)
05. EXPLODE CORAÇÃO – Maria Bethânia (tema de André e Carina) 06. ESPÍRITO ESPORTIVO – Moraes Moreira
07. CAVALO BRAVO – Renato Teixeira (tema de André)
08. MEU DRAMA – Roberto Ribeiro (tela de locação: Nilópolis) 09. 14 ANOS – Guilherme Arantes (tema de Pepo)
10. HOMEM CALADO – Carlinhos Vergueiro
11. A CHAVE DO MUNDO – Marina (tema de Walkíria)
12. VIVENDO PERIGOSAMENTE – Márcio Montarroyos (tema de ação)
PAI HEROI
Internacional
 01. I WILL SURVIVE – Gloria Gaynor
02. SHARING THE NIGHT TOGETHER – Dr. Hook
03. YOU NEEDED ME – Anne Murray (tema de Carina)
04. AA AA UU AA EE – Zack Ferguson
05. HOW YOU GONNA SEE ME NOW – Alice Cooper (tema de Pepo e Aline)
06. …E UN ALTRO GIORNO SE NE VA – Memo Remigi (tema de Baldaracci)
 07. MIRRORS – Sally Oldfield (tema de Walkíria e Gustavo)
08. SUN IS HERE – Sun
 09. ALLOUETTE – Denise Emmer (tema de Carina e André)
10. I’D RATHER HURT MYSELF – Randy Brown (tema de Ana Preta e André)
11. HEART OF GLASS – Blondie 12. PIGEON WITHOUT A DOVE – Patrick Dimon
 13. I JUST WANNA STOP – Gino Vannelli
 14. PIANO… PIANO, M’INNAMORAI DI TE – Collage (tema de Cirilo)
FONTES:http://teledramaturgia.com.br/pai-heroi/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pai_Her%C3%B3i

Comentários

  1. Exatamente no dia 16 de Novembro de 1983, a Maga, a Dama das Oito, a Grande Escritora JANETE CLAIR dava adeus ao seu público, deixando seu último trabalho (Eu Prometo) incompleto. Saudades dessa novelista fantástica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário